São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Café filosófico estréia em São Paulo na terça

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REDAÇÃO

A discussão filosófica fica mais próxima dos paulistanos a partir da próxima terça-feira. Nessa data, às 19h30, a livraria Cultura inaugura seu Café Filosófico.
Segundo Sônia Goldfeder, assessora de comunicação da livraria, a intenção dos debates é trazer a filosofia para o dia-a-dia das pessoas. Mais do que isso, torná-la acessível a todos. Ela diz que várias pessoas, de diferentes idades, formações e classes sociais, já telefonaram para a livraria interessadas em participar das reuniões.
Os temas dos encontros serão previamente escolhidos. A coordenação dos debates, que devem durar cerca de duas horas, ficará por conta da professora de filosofia da USP-SP Olgária Matos.
Sônia afirma que as reuniões vão começar com um comentário de 10 a 15 minutos da professora Olgária. Em seguida, a palavra será do público.
Ao final de cada encontro será votado o tema do próximo debate. A escolha é feita pelo público presente. A idéia é que as pessoas pensem sobre o tema e se preparem, por meio de leitura, para as reuniões seguintes.
O tema do debate de terça-feira já foi escolhido: "Por que filosofia em tempos de penúria ?".
Segundo Sônia, vários filósofos, sociólogos e psicólogos já confirmaram presença. A expectativa é que em torno de 70 pessoas participem desse primeiro debate.
A iniciativa do Café Filosófico foi "importada" de Paris, onde há vários cafés desse tipo. O pai da idéia é o filósofo francês Marc Sautet, que autorizou a implantação do espaço em São Paulo.
Segundo Sautet, a idéia surgiu por acaso. Frequentador assíduo do Café des Phares, na histórica praça da Bastilha, em Paris, ele percebeu que havia um grande interesse na discussão filosófica.
No início, a conversa ficava entre amigos, mas, com o tempo, os clientes do Café des Phares foram se interessando pelo assunto e o bate-papo tornou-se público.
Hoje, cerca de 200 pessoas se espremem no pequeno espaço para participar dos debates, que acontecem sempre aos domingos.
Além do Café des Phares, existem outros 20 só na capital parisiense. Os interessados em participar dos debates devem chegar com até duas horas de antecedência. O Café Filosófico está instalado no mezanino da loja principal da Livraria Cultura, na avenida Paulista, 2.073, Conjunto Nacional.
A entrada é grátis e não é necessária inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 285.4033, ramal 2245.

Texto Anterior: Técnica chinesa ajuda a aliviar dor
Próximo Texto: Brasil manda buscar crianças no Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.