São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação por desenho é tema de curso

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa na próxima quarta-feira (13), em São Paulo, o curso "SDT - Teste do Desenho de Silver", técnica psicopedagógica que visa descobrir habilidades de conhecimento por meio de desenhos.
O curso terá duração de 16 horas. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h20 às 20h. Poderão participar profissionais ligados às áreas de educação, pedagogia, psicologia e terapia.
Segundo as psicopedagogas responsáveis pelo evento, Rebeca Nogueira, 36, e Wylma Ferraz Lima, 29, as técnicas que serão demonstradas no curso têm utilidade tanto nas áreas de recursos humanos da empresas como em ambientes escolares e clínicos.
Método
"Depois de uma certa idade, paramos de desenhar porque a escola passa a dar privilegio à linguagem escrita. Como nesse método as pessoas são testadas por meio de desenhos, temos, então, uma nova forma de avaliação cognitiva e emocional, que evita o desconforto do nervosismo na fala e dos erros geralmente cometidos na escrita", explica Wylma.
"É possível descobrir vários fatores, como criatividade, conformidade, depressão, perfeccionismo e dúvida", diz Rebeca.
"A pessoa que usa muito a borracha em seus desenhos, por exemplo, tem dúvidas em relação a suas atitudes. Já aquela que usa poucos traços para soluções complicadas mostra-se criativa e pouco perfeccionista", completa.
O curso é baseado no livro homônimo escrito pela americana Rawley Silver e padronizado para o Brasil por uma equipe de psicopedagogos e arte-terapeutas.

Onde encontrar - Casa do Psicólogo: r. Alves Guimarães, 436, Pinheiros (zona oeste de São Paulo), tel. (011) 852-4633. Preço: R$ 260. Vagas: 20.

Texto Anterior: Confira 26 vagas na cidade de São Paulo
Próximo Texto: Senai forma para carreira automobilística
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.