São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASILIZAÇÃO

"Brasilificação - A gigantesca separação entre ricos e pobres, acompanhada do desaparecimento da classe média."
Assim o escritor canadense Douglas Coupland popularizou o termo "brasilificação" em seu romance "Generation X" ("Geração X"), publicado em 1991. A expressão definiria as transformações das classes sociais nos países capitalistas avançados, no início da década.
A "brasilificação" teria aparecido em obras de economistas americanos e europeus no final dos anos 80, como em "Critique of Economic Reason" (1989), de André Gorz.
Em 1995, no livro "A Próxima Nação Americana", o jornalista Michael Lind emprega o termo "brasilização" para definir uma transformação social parecida. O termo definiria, para Lind, o processo pelo qual a cultura dos EUA estaria criando "um sistema de castas informal, em que a maioria no topo da hierarquia social seria formada por brancos e a maioria de mulatos e negros estaria nas camadas baixas -para sempre".

Texto Anterior: TRECHO
Próximo Texto: OUTROS LIVROS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.