São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos podem mudar local de origem dos antropóides

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Catopithecus, fóssil africano de 37 milhões de anos, e o fragmentário chinês Eosimias, de 40 milhões, ainda estão em luta pelo título de mais antigo antropóide conhecido.
Os antropóides formam o grupo a que pertencem o homem, os monos e os macacos. A luta vem de alguns anos e o Catopithecus tem sempre levado a melhor, mantendo a faixa de campeão. Mas agora as coisas talvez mudem.
O Catopithecus foi descoberto por Elwyn Simons, da Universidade Duke, em Durham. O Eosimias foi recomposto por K. Christopher Beard, do Museu Carnegie de História Natural.
Existem outros competidores, como os adapídeos e os omomiídeos, ambos extintos, e o Algeripithecus que, segundo Tab Rasmussen, da Universidade Washington, em St. Louis, talvez seja mais antigo que Catopithecus e Eosimias.
Na reunião anual da Sociedade de Paleontologia Vertebral, realizada em fins de outubro de 1995, em Pittsburgh, Beard teve a oportunidade de apresentar diapositivo de mandíbula completa de Eosimias com todos os incisivos, caninos e pré-molares em posição correta, o que causou sensação e granjeou muitos adeptos para o seu campo.
A origem dos antropóides ficou em dúvida entre Catopithecus e Eosimias. Se Beard estiver certo, essa origem mudará de continente, da África para a Ásia.
A dúvida, parece, só se resolverá com o exame de crânios completos. E como o governo chinês anunciou que pretende represar as águas do rio Amarelo, Beard ficou com pouco tempo para encontrar o "seu" crânio, pois as águas recobrirão justamente várias localidades onde são abundantes os fósseis de Eosimias.
Conforme Beard, os adapídeos devem ser relegados a um ramo distante da árvore genealógica da família dos primatas.
Talvez Eosimias tivesse mais em comum com omomiídeos e társios, o que situaria esses grupos a pelo menos um passo dos antropóides.
Beard apresentou lista dos aspectos que ligam o "novo" Eosimias aos antropóides, mas alguns alegam que diversos desses aspectos são comuns a outros grupos.
São ainda muitos os que negam ao Eosimias a condição de antropóide. Por enquanto, o título de primeiro desse grupo fica em dúvida.

Texto Anterior: Técnica deve ser aperfeiçoada
Próximo Texto: ESPAÇO; LINGUAGEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.