São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo deve perder na capital

DE BUENOS AIRES

A partir dessa inédita aliança eleitoral entre UCR e Frepaso, consultores e pesquisadores de opinião pública da Argentina passaram a semana desenhando cenários sobre o futuro dos principais grupos políticos do país.
Isso fortaleceria a posição do governador da Província de Buenos Aires, Eduardo Duhalde, como pré-candidato à sucessão do presidente Carlos Menem em 1999 (a principal candidata do PJ na Província é a sua mulher, Hilda "Chiche" Duhalde).
Esse cenário é o mais provável porque "Chiche" Duhalde continua liderando as pesquisas de intenção de voto para deputado nacional pela Província, mesmo após o lançamento da aliança de oposição -cuja principal candidata é Graciela Fernández Meijide.
Uma vitória ampla do PJ dentro e fora da Província de Buenos Aires -um cenário considerado improvável- abriria uma grande possibilidade de conflito entre o presidente Menem e o governador Eduardo Duhalde.
Terceiro mandato
Apesar de estar terminando seu segundo mandato, Menem mantém viva a discussão sobre uma segunda possibilidade de reeleição, com o apoio de um pequeno grupo de senadores.
A hipótese, porém, é totalmente desconsiderada pelos analistas políticos.
Na cidade de Buenos Aires, a vitória da aliança é dada como certa, o que amplia as possibilidades de o prefeito da capital, Fernando De la Rúa (da UCR), disputar a sucessão presidencial pelas oposições em 1999.
Cavallo
O ex-ministro da Economia da Argentina Domingo Cavallo, que tenta uma vaga de deputado pela capital federal, também é considerado favorecido pela aliança, pois ele passou para o segundo lugar das pesquisas -antes da aliança ele estava em terceiro.

Texto Anterior: Partido surgiu na classe média
Próximo Texto: Aos 50, Índia e Paquistão tentam a paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.