São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duelo esportivo

ANGÉLICA BANHARA

Esgrima deixa de ser diversão apenas da elite e reúne adeptos em São Paulo
Como num filme de capa e espada, você está frente a frente com um adversário, floretes em punho. Então, acerta o peito do outro. Não há sangue. Acende uma luz verde. Ponto para você.
Contrariando o que muita gente pensa, a esgrima não é um esporte caro. Roupas especiais e equipamentos -armas e máscara- são emprestados pelas escolas; as mensalidades variam de R$ 20 (Clube Regatas Tietê) a R$ 60 (Círculo Macabi), para praticar uma hora e meia, duas vezes por semana.
A aula começa com um aquecimento, sem música. Um pouco de corrida, exercícios para ombros, braços e pernas. O mestre explica as posições dos pés e dos braços. O primeiro combate pode até ocorrer na primeira aula.
A pista de luta tem 14 m de comprimento por 1,5 m a 2 m de largura. Marcas metalizadas delimitam a área de combate. Para definir as pontuações, a sala tem fios elétricos semelhantes a extensões de telefone. Um deles é ligado ao colete do aluno. Outro, encaixado na arma, perto da empunhadura.
Os fios ligam o esgrimista a um aparelho de sinalização. Luzes de cores diferentes indicam os toques de cada praticante. Quando a ponta de sua arma toca a parte válida (veja quadro sobre armas) do corpo do adversário, a luz acende, registrando seu ponto.
Segundo o presidente da Federação Paulista de Esgrima, Roberto Lazzarini, 35, há cerca de mil competidores de esgrima só no Estado de São Paulo. Que tal um duelo sem "efeitos colaterais"?

ONDE PRATICAR Federação Paulista de Esgrima (aulas e equipes para competição) - rua Abílio Soares, 1.300 (Ginásio do Ibirapuera), região sudoeste, tel. 884-2482. Círculo Macabi (aulas e competição) - av. Angélica, 634, região central, tel: 826-8411. Clube de Regatas Tietê (aulas e competições) - av. Santos Dumont, 843, região norte, tel. 228-5244. Esporte Clube Pinheiros (aulas para sócios; não-sócios podem fazer teste para competir pelo clube) - r. Tucumã, 142, região sudoeste, tel. 817-9700. Clube Atlético Paulistano (aulas para sócios; não-sócios podem fazer teste para competir pelo clube) - r. Honduras, 1.400, região sudoeste, tel. 280-8633, r. 237. Esporte Clube Banespa (só para sócios) - av. Santo Amaro, 5.355, região sul, tel. 536-3199.

As armas
1 Florete - arma de estocada, usada por iniciantes: o toque é válido só com a ponta. A lâmina é retangular e pode medir, no máximo, 90 cm. O toque será válido quando a ponta do florete tocar o tronco do esgrimista (ele usa um colete metalizado que delimita a área válida para pontuação).

2 Espada - arma de estocada. O toque é válido em todo o corpo do adversário, quando dado com a ponta. A lâmina é triangular e pode medir até 90 cm.

3 Sabre - é a arma mais veloz, usada apenas por homens. O toque pode ser dado com os lados da lâmina (corte e contracorte) e com a ponta. A superfície válida para pontuação é da cintura para cima (máscara e braços, inclusive). Uma jaqueta metalizada marca a área de pontuação.

AVALIAÇÃO
O que trabalha
músculos das pernas e braços, lateralidade, velocidade de reação, flexibilidade, postura, equilíbrio
Duração
90 minutos
Nível de condicionamento
iniciante
O que vestir
Calça que vai até pouco abaixo do joelho, blusa de mangas compridas com gola alta para proteger o pescoço e uma extensão sobre a barriga. Na mão armada, uma luva de couro que cobrirá metade do antebraço. Máscara feita com fios de aço. Protetor de seios para as mulheres. Tênis de solado macio, como os de vôlei.

Texto Anterior: Como conquistar uma mulher de ...
Próximo Texto: A Ásia é aqui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.