São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alívio na ponta dos dedos

Entre técnicas orientais ou ocidentais, escolha o seu tipo de massagem e relaxe
POR ADRIANA VIEIRA
Massagem é habilidade, não é força. Esse é um dos principais fatores na hora de escolher a melhor massagem.
Dores fortes não devem fazer parte das sessões. O ideal é, no máximo, sentir uma dor suportável, de alívio, nos pontos de contratura muscular.
Outro ponto é a formação do profissional. Ele tem de ter noções de anatomia e fisiologia. Ou então, confira se ele fez um curso de massagem em escolas oficializadas.
Nada de optar por massagista radicais, ou seja, aquele que promete resolver tudo. Se há uma fratura, uma crise aguda de hérnia de disco, por exemplo, é preciso procurar um médico, tomar medicamentos corretos. Deve-se aliar a medicina alternativa à tradicional.

Tipos de massagens
. Tui-na: técnica chinesa de massagem milenar, que consiste na pressão e deslizamentos com as mãos em pontos de acupuntura, principalmente nas extremidades do corpo.

. Do-in: surgiu na China como uma automassagem. Caracterizado por pressões com os dedos nos pontos de acupuntura.

. Shiatsu: surgiu no Japão na década de 50. Também consiste na pressão com os dedos e deslizamentos da mão sobre pontos de acupuntura, incluindo tronco, cabeça e membros.

. Reflexologia: técnica de medicina oriental centrada nos pés, mãos e orelhas, que são zonas de reflexos do corpo.

. Rolfing: criada pela bioquímica norte-americana Ida Rolf nos anos 20, é uma terapia de alinhamento que inclui desde massagens até educação de postura.

. Cadeias musculares e articulares (GDS): criada pela belga Godeliese Dennis Struif nos anos 60, usa a massagem no tecido conjuntivo e de reestruturação muscular ou drenagem linfática. O objetivo é ensinar a pessoa a posicionar-se no dia-a-dia

Texto Anterior: Trabalhando em casa
Próximo Texto: os tiques na criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.