São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

os tiques na criança

FRANCISCO B. ASSUMPÇÃO JR.

Tiques são movimentos motores involuntários, rápidos, repetitivos, sem motivo aparente. Podem envolver músculos da face, pescoço, tronco, vocalizações e frases complexas. Desaparecem no sono e aumentam com o estresse.
Duram no máximo um ano, e aparecem com mais frequência na criança entre 4 e 5 anos.
Os tiques também podem ser uma doença crônica -a síndrome de Gilles de la Tourette. Fora os sintomas descritos acima, a pessoa pode também apresentar a repetição insistente de palavras ou frases, às vezes obscenas, como palavrões.
Acredita-se que a causa dos tiques tenha base genética, embora se associem também sintomas de ansiedade e fatores de personalidade. Entre 10% e 40% das crianças com tiques apresentam pais também com sintomas semelhantes.
A ansiedade dos pais e situações de conflito, que levam ao aumento do estresse da criança, podem agravar a doença.
O tratamento é farmacoterápico, com a utilização de tranquilizantes e antidepressivos. Podem ser usadas a terapia comportamental e técnicas de relaxamento.

Texto Anterior: Alívio na ponta dos dedos
Próximo Texto: Entre nesta festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.