São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automação comercial cresce no país

DA REDAÇÃO

Pesquisa realizada pela EAN Brasil mostra que a automação no comércio cresce significativamente. Em 1989, apenas duas lojas filiadas a EAN eram automatizadas.
No ano passado, esse número cresceu para 2.195 lojas. A empresa prevê que, até o final de 1997, 4.000 empresas usem o código de barras.
Também tem crescido o número de produtos que são marcados por código de barras. De 1989 a 1996, o total de itens passou de 3.200 para 250 mil. Até o final do ano, 330 mil devem estar codificados.
Segundo o levantamento, os supermercados são os que mais investem em automação (45%), seguidos pelas lojas de departamento (20%) e confecções (13%).
Farmácias (1%) e lojas de materiais de construção (2%) são as que menos investem na área.
Lojas de conveniência, armarinhos, bancas de jornais, bazares, açougues, óticas, lojas de discos e de doces, hospitais, lojas de produtos importados e mercearias somam 9%.
Livro
O primeiro capítulo destaca a racionalização de processos e eliminação de tarefas. No segundo, a EAN destaca as razões e os benefícios para a automação.
O terceiro cita exemplos de investimento, custos de manutenção e treinamento de pessoal. A última parte é um roteiro passo a passo para a implantação da automação.

Onde encontrar - EAN Brasil: 0800-11-0789.

Texto Anterior: Restaurante Piola 'reinventa' a tradicional pizza italiana
Próximo Texto: Empresa lança terminal de controle de gastos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.