São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
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Motor com sistema VTEC utiliza tecnologia da F-1

Propulsor 1.6 tem quase a mesma potência que o do Omega 4.1

DA REDAÇÃO

A surpresa do Civic VTi está sob o capô: um pequeno motor de 1.600 centímetros cúbicos (cc) que gera 160 cavalos (cv) de potência. É quase o mesmo que os 168 cv que o Omega CD consegue usando um motor bem maior (4.100 cc).
Isso deve-se ao sistema VTEC da Honda, herança tecnológica da equipe japonesa na Fórmula 1. As válvulas (que injetam o combustível), em vez de abrir e fechar no mesmo intervalo de tempo, variam o tempo de abertura conforme a rotação do motor.
Em baixa rotação, privilegiam o torque (força); em alta, melhoram a velocidade. Com isso, o desperdício de combustível é reduzido, o que significa um consumo de combustível mais baixo. É como se fosse um motor "dois em um".
Concorrentes
Só mesmo o bom desempenho na pista e o baixo consumo para seduzirem o consumidor a gastar US$ 43,5 mil pelo Civic VTi, quantia que daria para comprar outros importados mais luxuosos.
O Audi A3 1.8, por exemplo, é mais espaçoso e custa US$ 40,4 mil. Com design mais atraente, o Fiat Coupé sai por US$ 35,5 mil. Mais glamouroso, o Alfa Romeo 145 custa a partir de US$ 31,8 mil.

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