São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997 |
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Saiba como levar carga em picapes
HENRIQUE SKUJIS
Além disso, o Código Nacional de Trânsito (CNT) impõe certas restrições e regulamenta o transporte de cargas em picapes. Juan Traveso, inspetor técnico da Peugeot, diz que a carga deve ficar o mais próximo do centro de gravidade do carro: "O local ideal é entre o eixo traseiro e o fundo da caçamba (junto à cabine)". Em caso de atolamento ou em subidas íngrimes, Bob Sharp, gerente técnico de imprensa da General Motors, diz que o peso pode ser deslocado mais para trás para ajudar o tracionamento das rodas das picapes com tração traseira (F-1000, Ranger, S10 e Silverado). Sharp explica que a técnica só deve ser usada em caso de necessidade. "Em condições normais, muito peso na traseira pode comprometer a estabilidade em curvas." Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, aconselha ainda que a carga seja colocada na posição mais baixa possível. "Se a carga ficar muito alta, vai aumentar o atrito com o vento, além de levantar o ponto de massa do carro, causando um desequilíbrio." O diretor técnico da Mitsubishi, Luiz Rosenfeld, lembra que os pneus também merecem atenção. "A pressão dos pneus deve ser alterada conforme o peso na caçamba", explica. No caso da picape Mitsubishi L-200, com carga máxima, deve subir de 26 para 43 libras. Normalmente, a pressão ideal consta no manual do proprietário ou até em um adesivo na própria caçamba. Segundo Rosenfeld, esse cuidado melhora a estabilidade e reduz o desgaste dos pneus. Mesmo seguindo todas as recomendações citadas, é aconselhável reduzir a velocidade da picape com a caçamba cheia. Multas e apreensão O artigo 89 do CNT e duas resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentam o transporte de cargas em picapes. A primeira proibição é colocar cargas que excedam o limite da carroceria da picape. A multa é de R$ 72,86 e o veículo pode ser apreendido. "Colocar objetos para fora da caçamba e sinalizar com um paninho amarrado não resolve", diz o capitão Benjamim Francisco Neto, chefe da Unidade de Liberação e Apreensão da Divisão de Fiscalização do Detran de São Paulo. A carga também não pode interferir na visibilidade traseira do motorista. Portanto, não é permitido colocar carga a uma altura que obstrua o campo de visão proporcionado pelo retrovisor interno. "Isso poderá ser permitido se a picape tiver retrovisor externo do lado direito", explica o capitão. Levar pessoas na caçamba também é proibido. O veículo pode ser apreendido e a multa é de R$ 54,64. Nesse caso, é necessária uma autorização do órgão responsável, que pedirá que a caçamba receba bancos, corrimão e toldo para cobertura. O transporte de animais também é proibido. O CNT cita ainda como infração o vazamento da carga transportada. Se o material escorrer para a pista, o motorista pode ser multado em R$ 54,64, além de ter o carro apreendido. Texto Anterior: Suzuki apresenta duas novas motos Próximo Texto: Airbag é item de luxo no Brasil Índice |
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