São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
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Acessório vira polêmica nos EUA

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O airbag equipa veículos no exterior desde a década de 70. Atualmente, a preocupação é torná-lo mais "inteligente" e seguro em diversos tipos de colisão (lateral, traseira e capotamento).
Alguns modelos, como o cupê CLK, da Mercedes-Benz, já possuem sistema que "avisa" se há uma cadeirinha de bebê instalada no banco dianteiro. Em caso de colisão, sensores desativam o airbag do passageiro.
Já a sueca Volvo vai apresentar no Salão de Frankfurt, Alemanha, em setembro, um sistema chamado IC, ou "inflatable courtain" (cortina inflável).
Em conjunto com os airbags laterais, o equipamento libera uma espécie de cortina montada na parte interna do teto do carro.
A BMW também está desenvolvendo um equipamento semelhante, o ITS, que é um tipo de cilindro inflável, para capotamentos -coloca-se entre o teto e a cabeça dos ocupantes.
Já nos EUA, a eficiência do airbag está em questão, após vários casos de morte. O governo autorizou os donos de carros com airbags a desligar o dispositivo.
Segundo o Centro de Segurança Automotiva dos EUA, 32 crianças e 20 adultos morreram com o acionamento das bolsas -há airbags que enchem a uma velocidade de até 280 km/h.
"A maior parte dos casos é de crianças no banco dianteiro ou de pessoas que não usavam cinto de segurança", diz o engenheiro Carlos Ferreira, da Fiat.
(MTL)

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