São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997 |
Texto Anterior |
Índice
Acessório vira polêmica nos EUA
MARCELO TADEU LIA
Alguns modelos, como o cupê CLK, da Mercedes-Benz, já possuem sistema que "avisa" se há uma cadeirinha de bebê instalada no banco dianteiro. Em caso de colisão, sensores desativam o airbag do passageiro. Já a sueca Volvo vai apresentar no Salão de Frankfurt, Alemanha, em setembro, um sistema chamado IC, ou "inflatable courtain" (cortina inflável). Em conjunto com os airbags laterais, o equipamento libera uma espécie de cortina montada na parte interna do teto do carro. A BMW também está desenvolvendo um equipamento semelhante, o ITS, que é um tipo de cilindro inflável, para capotamentos -coloca-se entre o teto e a cabeça dos ocupantes. Já nos EUA, a eficiência do airbag está em questão, após vários casos de morte. O governo autorizou os donos de carros com airbags a desligar o dispositivo. Segundo o Centro de Segurança Automotiva dos EUA, 32 crianças e 20 adultos morreram com o acionamento das bolsas -há airbags que enchem a uma velocidade de até 280 km/h. "A maior parte dos casos é de crianças no banco dianteiro ou de pessoas que não usavam cinto de segurança", diz o engenheiro Carlos Ferreira, da Fiat. (MTL) Texto Anterior: Airbag é item de luxo no Brasil Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |