São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fabricantes de marcas globais investem mais em xampus

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de cosméticos está ampliando seus investimentos nas chamadas marcas globais, produtos que também são comercializados no exterior.
Empresas como a Procter & Gamble, Gessy Lever e Colgate estão remodelando suas linhas para tratamento de cabelo.
Só a Procter & Gamble, por exemplo, pretende investir cerca de US$ 12 milhões no segundo semestre deste ano, quantia quatro vezes superior a investida no primeiro semestre.
"O Brasil é o quarto mercado do mundo em xampus e o terceiro em condicionadores."
"Os consumidores já aceitam pagar mais por produtos melhores", afirma Mônica Sabino Hãsner, gerente-assistente de produto da empresa. A Procter é responsável pela distribuição das marcas Pert Plus, Pantene e Head & Sholders.
A Colgate-Palmolive também está direcionando seus investimentos para ampliar a penetração das marcas globais de xampus, condicionadores e produtos para tratamento.
A principal marca global da empresa é a linha Palmolive. A empresa não revela o investimento, mas diz que é o dobro do que foi investido em 96.
"As linhas globais são as que mais vendem. A opção das empresas está voltada para ampliar essas linhas e apenas criar linhas novas", diz Carla Cecci, assistente de gerente de produto da Colgate-Palmolive.
A Gessy Lever, outra concorrente direta da Procter, também deve concentrar investimentos em produtos globais. No Brasil, a empresa deve ampliar as linhas Organics, Seda e Dimension, suas principais marcas atualmente no mercado.
Outras marcas
Empresas de menor porte, mas com muita penetração entre o público brasileiro, como a Avon, também já estão prestando mais atenção para a globalização das marcas.
Desde 93, a Avon investe na linha 'hair perfect', que inclui xampus, máscaras, condicionadores e óleos para tratamento de pontas. "O mercado de produtos para cabelos dobrou de tamanho nos últimos quatro anos", afirma Eduardo Bruder, diretor de marketing.

Texto Anterior: Avon antecipa-se à abertura
Próximo Texto: Saindo do poço; Aparando arestas; A saideira; Bola dividida; Rédea segura; Na prateleira; Pela intervenção; Trocando posições; Pelo ladrão; Nos céus; Preparando a largada; Com potencial; Fugindo do imposto; Somando as partes; Carros para chocolate; Em bloco; Concentrando atividades; Pedindo ar; Promovendo a categoria; De gente grande
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.