São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avon antecipa-se à abertura

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A Avon, líder do mercado nacional de cosméticos, antecipou-se à concorrência e reestruturou-se em 1992.
A empresa, que está presente em 131 países e faturou US$ 8 bilhões, voltou à mídia depois de quase 20 anos de afastamento.
"Houve uma mudança de filosofia, com maior aproximação com os consumidores e vendedores e uma descentralização dos níveis de decisão", diz Eduardo Bruder, diretor de marketing da empresa.
No Brasil desde 1959, a empresa detém 30% do mercado nacional.
O Brasil é o segundo mercado da Avon no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo Bruder, com a abertura econômica, a partir de 1990, os produtos estão se tornando cada vez mais sofisticados.
"O consumidor, por estar mais exposto aos produtos de fora, é cada vez mais exigente", disse.
A Avon brasileira investiu no ano passado R$ 56 milhões em pesquisa e marketing.
Para este ano, a multinacional pretende destinar R$ 65 milhões à área de pesquisa e marketing.
A estratégia da empresa é investir cada vez mais no lançamento de produtos mundiais, exatamente como acontece com a indústria automobilística.
A Avon brasileira faturou no ano passado US$ 1,2 bilhão (preço de mercado, com impostos).
Projeta para este ano US$ 1,35 bilhão. Em 1994, foram US$ 790 milhões.

Texto Anterior: Reestruturação tem até teatro
Próximo Texto: Fabricantes de marcas globais investem mais em xampus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.