São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997![]() |
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Avon antecipa-se à abertura
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA A Avon, líder do mercado nacional de cosméticos, antecipou-se à concorrência e reestruturou-se em 1992.A empresa, que está presente em 131 países e faturou US$ 8 bilhões, voltou à mídia depois de quase 20 anos de afastamento. "Houve uma mudança de filosofia, com maior aproximação com os consumidores e vendedores e uma descentralização dos níveis de decisão", diz Eduardo Bruder, diretor de marketing da empresa. No Brasil desde 1959, a empresa detém 30% do mercado nacional. O Brasil é o segundo mercado da Avon no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo Bruder, com a abertura econômica, a partir de 1990, os produtos estão se tornando cada vez mais sofisticados. "O consumidor, por estar mais exposto aos produtos de fora, é cada vez mais exigente", disse. A Avon brasileira investiu no ano passado R$ 56 milhões em pesquisa e marketing. Para este ano, a multinacional pretende destinar R$ 65 milhões à área de pesquisa e marketing. A estratégia da empresa é investir cada vez mais no lançamento de produtos mundiais, exatamente como acontece com a indústria automobilística. A Avon brasileira faturou no ano passado US$ 1,2 bilhão (preço de mercado, com impostos). Projeta para este ano US$ 1,35 bilhão. Em 1994, foram US$ 790 milhões. Texto Anterior: Reestruturação tem até teatro Próximo Texto: Fabricantes de marcas globais investem mais em xampus Índice |
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