São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É o presidente?; O que falta; Ditadura do capital; Elites suicidas; Nenhum pretexto; Limite; Benefício e custo; Sem patrimônio; Velha conhecida; Pai inadimplente; Protecionismo; Para a lista; Pelé x Havelange; Discussão inútil; Triste lição; Resposta; Jacarés; Franco x Loyola

É o presidente?
"Vejo quase diariamente propagandas criticando o presidente da República. Como sou leigo, pergunto: quem elabora as leis é o presidente? Quem legisla sobre os próprios salários é o presidente? Quem é convocado extraordinariamente percebendo três salários é o presidente? Quem aprova os empréstimos de precatórios é o presidente?"
Mauricio D'Azeredo Orlando (São Paulo, SP)

O que falta
"Respondendo ao leitor José Luiz Paiva Fagundes ('Painel do Leitor', 4/8), o que falta ao nosso país: os políticos tomarem vergonha na cara; valorizar o cidadão que trabalha e um povo com cultura suficiente para fazer com que isso aconteça."
Lauro Ney Batista (São José dos Campos, SP)

Ditadura do capital
"Levar à ditadura? Que ditadura? Já não vivemos na ditadura do capital? Sr. José Ferreira ('Painel do Leitor', 6/8): qualquer um que se sujeite a viver em um acampamento de sem-terra não tem mais nada a perder!"
Alexandre Milito Neto (Franca, SP)

Elites suicidas
"De que adianta tanto dinheiro para esbanjar se as elites estão inseguras e ameaçadas pela justa revolta da enorme parcela de miseráveis sem esperança deste país?
Seria muito mais inteligente se essas elites suicidas liberassem a marionete FHC para começar a implantar seu programa de governo em vez de idolatrar seu próprio umbigo e o de ACM."
Marcello Erlich (São Paulo, SP)

Nenhum pretexto
"Para d. Tomaz Balduino, a palavra do papa: 'Nem a justiça nem o bem comum consentem danificar alguém, nem invadir sua propriedade, sob nenhum pretexto' (papa João Paulo 2º, São Luis, MA, 14/10/91)."
Paulo Paulista Leite Silva (Ribeirão Preto, SP)

Limite
"O general Alberto Cardoso foi muito infeliz ao declarar, durante a greve das polícias militares, que 'a quebra da hierarquia era inadmissível'. Lembro que o patriotismo ou mesmo a obediência hierárquica de qualquer ser humano esbarra no 'estômago'."
Aderbal Barbosa Freitas (São José dos Campos, SP)

Benefício e custo
"A relação entre o benefício e o custo depende muito do ângulo que se considera a questão. Para nós, católicos, o benefício proveniente da vinda do papa ao Brasil é infinitamente mais significativo que o custo que isso está representando para o país. Infelizmente, para o sr. Adamo A. Bazani ('Painel do Leitor', 7/8), a mesma relação tem como resultado um valor inverso."
Rafael Stucchi da Silva (São Paulo, SP)

Sem patrimônio
"A desregulamentação dos setores de petróleo e de telefonia e a venda de estatais como a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional criaram uma situação no mínimo paradoxal para o Estado brasileiro. Somos uma nação sem patrimônio."
Francisco Sérgio Nogueira Filho (Brasília, DF)

Velha conhecida
"Escrevo para alertar o público sobre a reportagem 'Médicos esperam superbactéria' (26/7). A idéia passada ao leitor é que essa bactéria, a 'Staphylococcus aurus', ainda não foi identificada no Brasil. No entanto, ela é uma velha conhecida dos profissionais que lidam com infecção hospitalar."
Arlete Silvia Ferreira (São Carlos, SP)

Pai inadimplente
"Dia dos Pais, ontem, foi o dia do pai desempregado, do pai inadimplente e do pai desesperado. Enquanto continuar essa história de inflação zero, com a quebradeira das empresas e o povo desempregado, não se festeja mais."
Paulo de Sá Carneiro Chaves (São Paulo, SP)

Protecionismo
"Muito oportuna a crítica de Elio Gaspari ao protecionismo à informática (27/7). O desgastadíssimo setor de agropecuária percebe mais do que ninguém a ordem de prioridades dos nossos governantes."
Claudia Breviario (Angatuba, SP)

Para a lista
"Gostei da reportagem com o goleiro Rogério. Na minha opinião, Rogério, do São Paulo, e André, do Inter-RS, deveriam estar na lista de Zagallo."
Delcia Prates (Porto Alegre, RS)

Pelé x Havelange
"Cumprimento a equipe da Folha pela competente cobertura do 'affair' Pelé x Havelange, no caso do projeto que moralizará o futebol e, quem sabe, o esporte como um todo no Brasil."
Lúcia Maria Matos de Souza (Brasília, DF)

Discussão inútil
"Inútil essa discussão do presidente FHC sobre a alteração no estatuto da CBF. A Fifa é uma entidade particular, e não há órgão competente para julgá-la ou questionar seu estatuto.
Se o presidente estivesse realmente preocupado com moralização, não teria pressionado contra a instalação da CPI da compra de votos da reeleição."
Luiz Baptista Lemos (Rio de Janeiro, RJ)

Triste lição
"Triste lição nos dão dois velhos professores de medicina da USP no caderno Cotidiano (8/8). Violência e arrogância desmedidas que, mais que ofender e ferir os administradores da área de saúde, expõem a incapacidade de ambos de alocar adequadamente os recursos humanos de uma organização."
Rui Telles Pereira (São Paulo, SP)

Resposta
"Com muito carinho, respondo à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ('Painel', 8/8) que em meu partido também há tendências diversas na área da educação.
Quem me substitui em Porto Alegre não tem afinidade com as convicções do construtivismo pós-piagetiano e, com argumentos muito profundos, é a favor de séries em ciclos, mas não de ciclos sem séries."
Esther Pillar Grossi, deputada federal pelo PT-RS (Brasília, DF)

Jacarés
"Aos que possam ter estranhado as declarações de FHC a respeito dos jacarés, convém lembrar que nosso presidente tem demonstrado marcada predileção por répteis. Basta lembrar dos políticos que o apóiam e das alianças que fez e continua fazendo."
Celso Balloti (São Paulo, SP)

Franco x Loyola
"Entre o desempenho do Gustavo Franco e o do Gustavo Loyola, fico com o do Gustavo...Kuerten!"
Fernando Castelo Branco (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Lógica econômica e falência moral
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.