São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romênia traz mito e fatos

IGOR GIELOW
DA REPORTAGEM LOCAL

Há duas formas de fazer um "roteiro Drácula" na Romênia, segundo o livro "Em busca de Drácula e outros vampiros".
Uma delas é visitar os locais descritos no livro de Bram Stoker.
Comece por Cluj-Napoca (antiga Klausenburg), maior cidade da região da Transilvânia, acessível por rodovias a partir de Bucareste. Lá, o herói Jonathan Harker dormiu no hotel Royale (não existe mais) e comeu frango com páprica.
Em Bistrita (antiga Bistriz), outra parada na jornada de Harker, a sugestão é comer um filé com bacon e cebola regado a vinho Golden Mediasch.
Ao leste da cidade, fica o famoso passo Borgo, onde "os mortos cavalgam célere" e Harker pegou a carruagem até o inferno do castelo de Drácula. Há hotéis "Drácula" e afins.
Só que não há o castelo em si. Ele na verdade fica em Tirgoviste, acessível pela rodovia Pitesti a partir de Bucareste. Lá está o principal dos vários castelos do príncipe Vlad Tepes, com várias alas restauradas.
Nos últimos anos, o castelo Bran (que fica no vale de Dambovita, centro da Romênia) é incensado pelas autoridades romenas como um castelo "de Drácula".

Texto Anterior: Drácula de verdade passava sangue no pão
Próximo Texto: Mito floresceu no mundo inteiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.