São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagens privilegiam a sua base eleitoral

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Eliseu Padilha repete uma prática comum a ministros que atuam nas áreas social e de infra-estrutura: privilegia seu Estado de origem com obras e visitas.
Ele antecipou em um ano o lançamento do edital para a duplicação da BR-101, trecho Florianópolis/Osório (RS), uma obra que vai fazer o "Corredor do Mercosul" chegar a Porto Alegre (RS).
Também conseguiu a autorização do presidente Fernando Henrique Cardoso para implantar a linha Nordeste do metrô de Porto Alegre. "Levei os dois projetos ao presidente e ele autorizou levar adiante", disse o ministro.
Padilha também quer deixar encaminhada a conclusão do "Corredor do Mercosul", que implica a duplicação da BR-290 até Uruguaiana (RS) ou da BR-116 até Jaguarão (RS).
Nessas 21 cidades, recebeu 20.858 votos (46% do total de 44.995 votos). Ele colocou na programação 4 das 5 cidades onde foi mais votado. Em Viamão, Gravataí, Porto Alegre e Osório, obteve 13.269 votos (29% do total).
'Do RS e para o RS'
Na visita a Lageado, na segunda-feira da semana passada, ele afirmou: "Sou ministro do Rio Grande e para o Rio Grande. E vou cuidar dos interesses do Estado. Não vou privilegiar, mas, se der, primeiro atendo o Rio Grande".
O representante do governador Antônio Britto (PMDB), Elmar André Schneider, justificou por que o Estado está sendo bem tratado. "Muitos não entenderam quando o governador apoiou Fernando Henrique Cardoso em 94. Graças a isso, o Rio Grande hoje tem dois ministros (além de Padilha, Paulo Renato Souza)".
Schneider agradeceu ao ministro pelos recursos repassados ao Rio Grande do Sul: "Leve o nosso abraço ao presidente, leve o nosso apoio ao presidente".
Padilha pretende permanecer no cargo até abril do próximo ano. Ele deixará o ministério para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A campanha estará encaminhada.
(LV)

Texto Anterior: Padilha já voou 41.600 km pela reeleição
Próximo Texto: FHC cobra empenho no 'Brasil em Ação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.