São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade de SC faz lei para legalizar a 'farra do boi'

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

O município de Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, legalizou a "farra do boi".
Apesar de proibida em junho pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a prática está regulamentada na cidade (180 km ao norte de Florianópolis) por uma lei aprovada em abril pela Câmara, sancionada pelo prefeito e discutida em um seminário no final do mês passado.
Nesta semana, a prefeitura e a Câmara vão enviar uma carta ao STF explicando o teor da lei aprovada e defendendo sua constitucionalidade.
As autoridades municipais baseiam-se no artigo 215 da Constituição, que garante o "pleno exercício de direitos e manifestações culturais", desde que sem prejuízo à fauna ou à flora.
"Criou-se um estigma de que a 'farra do boi' maltrata os animais. Defendemos a regulamentação dessa brincadeira e a punição dos excessos", disse Lúcio Thuzuki Filho, integrante da Associação Folclórica Açoriana da cidade.
A "farra do boi" foi introduzida em 1748 por imigrantes de Açores que se instalaram na região. Ela ocorre anualmente na Páscoa.

Texto Anterior: Cunha ajudou a idealizar o PAS
Próximo Texto: Vendaval derruba 40 casas em cidade do Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.