São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

'Rumos' estréia com show do Pau Brasil

ICI quer incentivar a renovação

FERNANDO MEME
ESPECIAL DA FOLHA

A partir de hoje, o Instituto Cultural Itaú promove o "Projeto Rumos", uma série de eventos que têm como objetivo incentivar a renovação da produção artística, além de estimular o contato do público e da mídia com as propostas de novos caminhos para a cultura brasileira.
Artes visuais, música, artes cênicas e literatura são as manifestações artísticas escolhidas para apontar novos horizontes. "Rumos Visuais" e "Rumos Musicais" iniciam o projeto.
A exposição "Formas Espontâneas" inaugura, hoje, a série "Rumos Visuais". Três artistas emergentes expõem suas obras: Cristina Gushiken, Luciano Boletti e Marcelo Solá.
Amanhã estréia a série "Rumos Musicais", com o seguinte formato: um anfitrião -músico consagrado- é convidado para programar três encontros com músicos ou bandas que mereçam mais atenção e espaço para mostrar seus trabalhos.
O primeiro anfitrião será o maestro, arranjador e músico Nelson Ayres, que irá reunir uma das formações mais famosas do grupo Pau Brasil: Roberto Sion (sax e flauta), Paulo Bellinati (violão), Rodolfo Stroeter (baixo), Bob Wyatt (bateria). Ayres completa o time de craques, nos teclados.
O grupo deverá tocar vários sucessos de discos anteriores, como "Bye Bye Brasil" e "Na Baixa do Sapateiro".
O Pau Brasil surgiu em 1979 e fez história como um dos melhores grupos de música instrumental já existentes no Brasil. Os arranjos eram super elaborados e arrojados para a época e o repertório era diversificado.
Para Nelson Ayres, a maior contribuição do grupo foi apresentar um trabalho baseado em uma antropofagia musical: "Assim como no manifesto 'Pau Brasil', de Oswald de Andrade, o objetivo era assimilar todas as influências das artes do mundo inteiro, deglutir e regurgitar de uma forma bem brasileira".
Segundo Nelson Ayres, "Rumos Musicais" não tem como objetivo "apresentar shows e sim promover encontros, de uma maneira informal, diminuir a distância entre público e os artistas".
Dia 20, o cantor e violonista Renato Braz será o convidado do maestro. Dia 27, Ayres apresentará o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, que transita da música erudita à MPB, passando pelo jazz.
"Rumos Musicais" terá outros grandes nomes da MPB, como anfitriões, durante este semestre: José Miguel Wisnik, Osvaldinho do Acordeon, Ná Ozzetti, Eduardo Gudin e Paulo Bellinati.

Evento: Rumos Visuais (Formas Espontâneas)
Quando: abre hoje, às 20h. Ter. a sex., das 10 às 21h; sáb., dom. e fer., das 10 às 19h
Onde: Instituto Cultural Itaú - 1º and. (av. Paulista, 149, tel. 238-1700)
Quanto: Grátis

Evento: Rumos Musicais
Convidados: Pau Brasil, amanhã; Renato Braz, 20/8; Sujeito a Guincho, 27/8 Quando: quartas-feiras, às 18h30
Onde: ICI, sala Azul
Quanto: Grátis (ingressos distribuídos a partir das 10h, no dia da apresentação)

Texto Anterior: Stanley Jordan faz show único no Palace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.