São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idade pede mais exercício contra o peso

JEREMY LAURANCE
DO "THE INDEPENDENT"

Novas pesquisas sugerem que mesmo as pessoas que comem com moderação e fazem exercícios regularmente estão sujeitas a engordar na meia-idade.
Números divulgados ontem confirmam que a obesidade é um dos principais problemas de saúde do mundo ocidental.
Ela dobrou nos últimos cinco anos no Reino Unido, chegando a 15% da população. Além disso, mais da metade dos britânicos está acima do peso considerado normal, segundo dados da empresa de pesquisas Datamonitor.
Por volta do ano 2005, serão obesas mais de 1 em cada 5 pessoas com mais de 25 anos e de 1 em cada 4 acima de 45.
Já um estudo norte-americano com cerca de 4.700 homens que fazem jogging regularmente descobriu que, ainda que mais magros que os sedentários, na média eles ganharam peso ao longo dos anos.
Para Paul Williams, do Laboratório Nacional Lawrence Berkely, na Califórnia, a expansão da linha da cintura parece uma força da natureza, que ocorre independente do declínio da atividade física geralmente associada à idade.
As descobertas, publicadas no "American Journal of Clinical Nutrition", são parte de um estudo feito com 55 mil corredores.
O estudo sugere que, para manter o ganho de peso num mínimo, corredores devem adicionar 2,24 km semanais à corrida para cada ano de vida.
"Se você comer exatamente o mesmo e fazer exatamente o mesmo volume de exercícios ao longo da vida, sua tendência será ganhar peso. Mas é perigoso assumir que exercícios não têm importância para controlar o peso. Se você tiver dois grupos de pessoas com as mesmas características e os mesmos hábitos, exceto em relação aos exercícios, aqueles que fazem menos serão em média maiores", diz Nicholas Peirce, pesquisador de obesidade do Queen's Medical Centre, em Nottingham.
Ao envelhecer, as pessoas precisam de cada vez menos calorias por causa de mudanças hormonais, metabolismo reduzido e declínio da massa muscular, que é um dos principais determinantes do volume de energia gasta.
A distribuição da gordura também muda com o envelhecimento, se concentrando no abdome dos homens e nos quadris e nas coxas das mulheres.

Texto Anterior: Presidente do Quênia culpa oposição por caos; Líderes adversários de Chipre se reúnem; Força de paz européia se retira da Albânia; Acidente de barco fere mais de 20 em Paris; Conserto na Mir começa dia 20, confirma Rússia; Cineasta canadense morre em acidente
Próximo Texto: EUA têm nova terapia para câncer dos rins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.