São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
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Abrinq premia 103 empresas com selo

Campanha vai conscientizar sobre produtos

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os consumidores brasileiros poderão escolher, a partir de hoje, produtos que venham com selo que garante que a empresa responsável pela mercadoria não utilizou mão-de-obra infantil.
Ontem, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança diplomou 103 empresas que comprovaram não empregar trabalho infantil (menores de 14 anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente) e desenvolver projetos sociais e de capacitação profissional de adolescentes.
Também foi anunciada uma campanha publicitária de conscientização para que os consumidores dêem preferência a produtos que tenham o selo Abrinq. A veiculação deve começar a partir do dia 15 de setembro.
Os produtos das empresas diplomadas ontem no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, virão com o selo "Empresa Amiga da Criança".
"Essa é a garantia de que o produto não 'contém' trabalho infantil e de que seu fabricante investe em educação, além de manter instituições de defesa dos direitos da criança", disse o presidente da Abrinq, Oded Grajew.
Além de anúncios para revistas e jornais, a campanha, desenvolvida pela agência de publicidade McCann-Erickson São Paulo, inclui outdoors, um "spot" de 30 segundos para rádio e uma propaganda, também de 30 segundos, para a televisão.
"Esse selo representa uma forma de mobilizar a população para que não só adquira o produto, mas também abrace uma causa. Neste momento, o alvo da campanha é o consumidor, que precisa ser conscientizado do problema do trabalho infantil", disse Percival Caropreso, vice-presidente-executivo da McCann.
"Queremos envolver o consumidor porque a sua pressão faz com que as empresas garantam que seus produtos não foram feitos com trabalho infantil", disse Grajew.

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