São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo resgata 74 presos de cadeia em SP

OTÁVIO CABRAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco homens armados de espingardas e metralhadoras invadiram a Cadeia Pública de Embu (28 km a oeste de SP), renderam quatro policiais e libertaram 74 presos.
O resgate aconteceu às 4h30 de ontem. Até as 19h de ontem, apenas sete presos haviam sido recapturados. No momento da invasão, havia 113 presos na cadeia. Os 39 detentos que permaneceram não fugiram por opção, já que as portas de todas as celas foram abertas.
Segundo a polícia, dois homens bateram à porta da delegacia, que estava trancada, e falaram que queriam registrar uma ocorrência.
Quando o escrivão Ubirajara Silva Sales abriu a porta, os dois homens mostraram um revólver e uma espingarda e o renderam. O investigador Carlos Eduardo Teixeira Rocha tentou ajudar o colega, mas também foi rendido.
Neste momento, outros três homens, todos encapuzados e armados de metralhadoras e pistolas automáticas, invadiram a delegacia pela porta lateral.
Celas abertas
Os cinco homens, então, foram à sala do delegado João Orlando Romano, que estava de plantão. Rendido e desarmado, o delegado foi obrigado a levar os cinco invasores à cadeia pública, que fica nos fundos da delegacia. Lá, a carcereira Débora Cristina Dias Pedroso também foi desarmada.
Débora, ameaçada de morte, abriu as quatro celas da cadeia, onde havia 113 presos. "Eles gritavam que a cadeia estava aberta, que todo mundo podia fugir. Os policiais estavam ameaçados e não fizeram nada", falou o detento José Fernando de Jesus, 23, que não quis fugir.
Os 74 presos que decidiram fugir saíram correndo pela porta da frente da delegacia. Os cinco homens que comandaram o resgate levaram as armas dos quatro policiais -três revólveres e uma pistola automática- e fugiram em um Gol que estava parado em frente à delegacia.
A agente de comunicação Marli Pereira da Silva Brasileiro, que estava na sala de rádio da delegacia no momento da invasão, conseguiu não ser notada pelos invasores e ligar para a Polícia Militar.
Quando os PMs chegaram, ainda conseguiram recapturar sete presos que estavam nas proximidades da cadeia.
Pelo menos 30 policiais civis e militares procuraram os presos durante todo o dia de ontem, em Embu e nas cidades vizinhas. Mas, até a noite de ontem, nenhum outro havia sido recapturado.
Os invasores não abriram apenas a única cela reservada da delegacia, onde estavam presos dez homens acusados de estupro.
O delegado Rui Augusto Silva, titular de Embu, acha que o resgate foi feito por ladrões de banco.

Texto Anterior: PM atira em policial civil e ladrão foge
Próximo Texto: Como foi o resgate dos presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.