São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil despreza as seleções emergentes

ARNALDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A OSAKA (JAPÃO)

A excursão da seleção brasileira à Ásia, que termina com o jogo de hoje contra o Japão, às 7h (horário de Brasília), em Osaka, não serviu para o técnico Zagallo e os jogadores mudarem a imagem sobre os times do continente.
Mesmo elogiando a evolução dos adversários, eles entendem que os asiáticos e também os africanos não têm chance de ameaçar o Brasil na Copa da França, em 98.
O curioso é que Japão (Ásia) e Nigéria (África) venceram a seleção brasileira na Olimpíada de Atlanta, no ano passado.
"Eles evoluíram, principalmente os africanos, mas não acredito que possam fazer alguma surpresa na Copa. Não têm nível para ganhar uma competição deste porte", disse Zagallo.
O capitão Dunga tem a mesma opinião. "Numa Copa, a tradição e a experiência pesam. E as seleções tradicionais da Europa estão num bom momento. A Itália, por exemplo, cresceu em relação ao time que perdeu a Copa dos EUA para nós", disse.
"Asiáticos e africanos estão melhorando. Mas como jogam sem responsabilidade tendem a dar um passo atrás, logo após terem construído um grande resultado. Foi assim com Camarões, que arrasou em 90 e fracassou em 94."
Para a partida de hoje, Zagallo confirmou que Júnior Baiano e André Cruz formarão a dupla de zaga, setor que ainda está completamente indefinido para a Copa.
No ataque, Ânderson entrará no lugar de Dodô.
Mas a grande novidade será a presença de Carlos Germano no gol. Há mais de dois meses sem jogar, entre a reserva da seleção e o período sem contrato no Vasco, o jogador tem grande prestígio com Zagallo.
"Não importa que ele não está jogando. Tenho confiança nele. Se trata de um grande goleiro", disse o treinador.
"Não esperava ter a chance de jogar", disse Germano, que está resfriado e com dor de garganta.
Apesar disso, ele afirmou que não sentirá a falta de ritmo. "A vontade vai superar tudo."
O goleiro exige uma definição de sua situação na volta. Com propostas da Lusa e do Fluminense, ele acredita que acabará renovando com o Vasco.
Sucesso antecipado
Todos os ingressos para o jogo de hoje foram vendidos antecipadamente, em 57 minutos. O gramado do estádio está esburacado.
No jogo, estarão presentes o embaixador do Brasil no Japão, Fernando Reis, e o gerente do Banco do Brasil em Tóquio, que trará uma torcida uniformizada.

NA TV - Globo e Bandeirantes, ao vivo, às 7h; Bandeirantes, compacto, às 20h30

Texto Anterior: Dario dará descanso a dupla Denílson-Dodô; Romário vê nascimento do terceiro filho no Rio
Próximo Texto: Kazu esconde cabelos brancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.