São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Kutka retrata o céu em quadros e cores

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Impressionado com a beleza dos céus da Amazônia e do Quênia, o artista Vicente Kutka decidiu expressar por meio de seus quadros os tons e as cores dos poentes e noites que tanto lhe agradaram.
O resultado de seu trabalho estará exposto, a partir de hoje, na Valu Oria Galeria de Arte, onde a exposição "Caelum" estará instalada até 6 de setembro.
Autodefinido um "expressionista abstrato", Kutka trabalha com pinturas e gravuras, explorando o recurso das cores.
"Eu sou um colorista: o aspecto mais importante de meu trabalho é a cor", diz Kutka, que pinta seus quadros com camadas de cores sobrepostas umas às outras.
Uma vez que na mostra que começa hoje o tema principal é o céu ("caelum", em latim), os quadros que ele expõe na Valu Oria são predominantemente azuis.
"Eu trabalho o azul em cima de muitas cores, porque ele atinge tons diferentes sobre cada uma delas. Eu pinto com todas as cores, mas o resultado, geralmente, é azul", explica o artista plástico.
No Quênia, Kutka passava os dias "esperando o espetáculo da noite, principalmente a transformação do céu, os tons que ele vai assumindo até escurecer".
Em novembro de 1996, Kutka ministrou um workshop para meninos amazonenses que, segundo conta, jamais haviam mexidos com pincéis. "Foi maravilhoso. Uma criança lá, quando vai desenhar um pássaro, retrata, além da própria ave, a alma do animal. É muito interessante."

Exposição: Caelum
Artista: Vicente Kutka
Quando: hoje, a partir das 21h; de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 14h. Até 6 de setembro
Onde: Valu Oria Galeria de Arte (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, tel. 883-0811)
Preço das obras: de R$ 1.000 a R$ 16.000

Texto Anterior: Galeria expõe transparência de 6 artistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.