São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zaurus reúne agenda, câmera e e-mail

VICTOR OKUMURA SHINOZAKI

VICTOR OKUMURA SHINOZAKI; SADAO MAEKAWA
DA INFORMÁTICA INDUSTRIAL

SADAO MAEKAWA
A Sharp mostra na Comdex o Power Zaurus, um assistente pessoal digital (PDA) colorido, compacto e completo. Tem funções de agenda eletrônica, câmera fotográfica digital com zoom (aproximação de 4X), gravador de voz e conexão com Internet via cartão PCMCIA.
Não é um PDA qualquer. Contém um processador RISC de 32 bits e 6 Mbytes de memória flash, que retém os dados quando a máquina é desligada.
Possui tela de cristal líquido colorida de cinco polegadas e alta resolução. Aceita teclado externo, conexão com outro micro e dispõe de saída de raios infravermelhos para impressora.
Em seu pacote de softwares simples, traz processador de textos com reconhecimento de escrita, planilha eletrônica e editor de imagens para eventuais retoques.
Nos testes realizados com um modelo todo em japonês, o reconhecimento de escrita se mostrou eficiente, embora escrever sobre a tela não seja muito confortável.
O modelo testado apresentou bons dicionários de ideogramas, japonês e inglês.
Internet
A configuração da máquina com a Internet foi um pouco complicada, apesar dos quatro manuais impressos, que pesam o dobro do aparelho (490 gramas).
Depois de algumas tentativas, a conexão se realizou e a navegação fluiu razoavelmente com o modem PCMCIA de 28,8 mil bps.
Apesar de limitado, o programa de navegação pela rede é prático. Dispõe das funções básicas -avançar, retornar, atualizar e página inicial- e altera o tamanho das letras e das imagens.
As mensagens de correio eletrônico, enviadas por um programa separado do navegador, chegaram bem ao seu destino, mas houve dificuldade para fazer a conexão.
Como câmera fotográfica, o Zaurus é bastante eficiente. A tela de cristal funciona como visor, auxiliando no enquadramento. Oferece três opções de resolução de imagem -alta, média e baixa- e resultado final satisfatório.
O PDA chega às lojas do país por R$ 2.000 em 98, quando os programas já estarão em inglês.

Texto Anterior: Computador da sala ganha poder e sofisticação
Próximo Texto: Micros de mão são sorteados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.