São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador da sala ganha poder e sofisticação

DA REPORTAGEM LOCAL

A tendência de convergência entre equipamentos de informática e aparelhos eletroeletrônicos de consumo toma corpo no estande da Itautec Philco.
A empresa conecta um televisor Philco de 32 polegadas em formato de cinema (16 X 9) a um leitor de DVD (videodisco digital) e à Net Box, caixa de acesso à Internet.
Com esse equipamento na sala, o usuário monitora até 12 imagens diferentes na tela, incluindo canais de TV, cenas de um filme em DVD, correio eletrônico e sites da rede mundial de computadores.
A Itautec também mostra um superobjeto de desejo: o micro InfoWay Pentium II TV com monitor de cristal líquido de 14 polegadas.
Toda na cor grafite, a máquina tem chip de 266 MHz, 128 Mbytes de memória RAM, 4 Gbytes de disco rígido, 4 Mbytes de memória de vídeo e unidade de DVD-ROM. O monitor pode ser usado como TV.
Mercado corporativo
Além das máquinas para o futuro, a Itautec lança micros com chip Pentium II de 233 MHz e 266 MHz, 64 Mbytes de memória, 3,1 Gbytes de disco, 4 Mbytes de memória de vídeo, sem multimídia, para o mercado corporativo. O preço ainda não foi definido.
Ainda mais poderoso é o micro Pentium II da Metron. Tem chip de 266 MHz, 126 Mbytes de memória, disco de 6 Gbytes, CD-ROM de 24X, placa de rede Fast Ethernet e fax/modem de 56 mil bps.
Para as empresas que trabalham com imagens 3D, a Sisgraph apresenta dois modelos TD-325 da Intergraph, com um ou dois processadores Pentium II.
Várias máquinas com um ou mais chips Pentium II e Pentium Pro estarão em demonstração no estande da Intel. O tema principal é o PC gerenciado, que permite às empresas se comunicar em rede de qualquer lugar do mundo.
Bem próxima da Intel, tecnológica e fisicamente na Comdex, a AMD convida os visitantes a comparar o desempenho de seus chips K6 de 200 MHz e 233 MHz, que reúnem características dos Pentium MMX, Pro e II.
Obras de arte
No estande da AMD estarão máquinas da Acer, Microtec, HP e Five Star, todas com o chip K6 e apresentadas como obras de arte.
O modelo Quest 5.200 K6 MMX da Microtec vem com 16 Mbytes de memória RAM, 2,1 Gbytes de disco rígido, leitor de CD-ROM de 12X, fax/modem de 33,6 mil bps e monitor de 14 polegadas. Custa R$ 2.399.
A Philips leva à Comdex o multifunção CDD 3.600, um leitor de CD-ROM de 6X que lê, grava e regrava dados em CD-R e CD-RW. Os dados gravados em CD-RW podem ser lidos por leitores de CD-ROM ou de de DVD-ROM.
Um auditório com DVD-ROM e som estéreo digital surround e seis caixas acústicas será montado pela Philips para o deleite dos visitantes.
Já a IBM dá ênfase ao software e lança o "DB2 Universal Database", programa avançado para o gerenciamento de banco de dados de qualquer tipo -texto, gráficos, áudio ou vídeo.

Texto Anterior: Internet concentra atenções na Comdex
Próximo Texto: Zaurus reúne agenda, câmera e e-mail
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.