São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
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E-mail sem fio pluga internauta 24 horas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Num sábado recente, a advogada Ann Mitchell estava no café Starbucks, em San Jose, Califórnia, quando seu computador de mão emitiu um bip. Era um e-mail de um cliente que acabara de receber uma notificação judicial revogando seu direito de visitar os filhos de 10 e 11 anos.
O advogado da ex-mulher do cliente esperava que a surpresa, vinda num sábado de manhã, não deixasse muito tempo para Mitchell se preparar para comparecer ao tribunal na segunda-feira.
O serviço de e-mail de Mitchell, que a acompanha em qualquer lugar, frustrou o plano. Ela passou o fim de semana preparando os argumentos e venceu a audiência. O pai continua vendo os filhos.
"Meus clientes sabem que podem me encontrar on line 24 horas por dia", diz Mitchell.
E-mail sem fio
A queda nos preços, a presença de novos micros de mão no mercado e a pura e simples frustração com companhias telefônicas e provedores de acesso à Internet estão levando muitas pessoas a abrir mão do fio telefônico.
Com isso, está aumentando o número de clientes de serviços de Internet e e-mail sem fio, conta Ian Gillott, analista da International Data Corporation. Para ele, o número de usuários desses serviços deverá pular de cerca de 100 mil hoje para 600 mil em 99.
A Ardis Inc., uma divisão da Motorola, é a maior provedora de e-mail sem fio, com uma rede que cobre as 425 maiores áreas metropolitanas dos EUA e conta com cerca de 70 mil usuários.
Segundo Walt Purnell, presidente e executivo-chefe da empresa, o número de usuários deverá aumentar em 100 mil até o final do ano, incentivado por uma significativa redução nos preços.
O serviço mensal da Ardis custa US$ 70 e inclui o aluguel do modem sem fio e o acesso a até 100 Kbytes de mensagens -o suficiente para cerca de 200 e-mails.
É uma queda grande em relação a 96, quando os usuários pagavam até US$ 500 para comprar ou alugar o modem sem fio, uma caixa de plástico um pouco menor do que a caixa de baralho, com uma lingueta que é inserida em um micro laptop ou de mão.
Micros de mão
Outro fator que está auxiliando a expansão é a presença de novos micros de mão, que custam aproximadamente US$ 500 e podem ser usados facilmente por uma pessoa em pé.
A segunda maior companhia de dados sem fio, a RAM Mobile Data, está investindo ainda mais agressivamente no mercado consumidor. A empresa investiu US$ 600 milhões e passou nove anos para construir sua rede.
Por US$ 44 mensais, o consumidor já pode alugar um novo aparelho chamado Inter@ctive Pager, com direito a um número ilimitado de e-mails durante um período promocional de seis meses.
A Metricom Inc. utiliza uma parte não licenciada do espectro de rádio para levar acesso ilimitado à Internet para três áreas: Seattle, Washington e Baía de San Francisco. Os custos são inferiores aos de uma rede licenciada.
A advogada Ann Mitchell, por exemplo, paga US$ 29,95 por mês para alugar um modem sem fio da Metricom. O serviço lhe dá liberdade para verificar seus e-mails e navegar na Internet em seu micrinho HP 200LX de qualquer parte da área da baía da Califórnia.
"É mais barato do que dispor de uma linha telefônica só para a Internet", conta.
Maior flexibilidade
É claro que o e-mail e a Internet sem fios ainda são tecnologias novas, e nada garante que empresas como Ardis, RAM ou Metricom vão expandir suas redes para atingir outras cidades ou áreas rurais.
Além disso, a AT&T Wireless e outras companhias de telefonia celular estão se preparando para oferecer serviços concorrentes de e-mail, possivelmente mais baratos do que os da RAM e da Ardis.

Tradução de Clara Allain

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