São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como recuperar a acentuação

* " Possuo um microcomputador 486DX4 com 16 Mbytes de memória RAM. Uso a versão 6.22 do sistema operacional 'MS-DOS'. Comprei um kit multimídia, com placa de som e leitor de CD-ROM de 8X e instalei em meu micro. A partir de então, o DOS passou a não aceitar mais nenhum tipo de acento nas palavras. Também não aceita a cedilha. O que devo fazer para ele voltar a aceitar acentos e cedilha em meus textos ao trabalhar com um editor qualquer?"
Fernanda M. P. Mariotto
(Monte Alto - SP)
Resposta
Será necessário resgatar as informações de configuração existentes no arquivo de configuração do sistema operacional (Config.sys e Autoexec.bat).
Procure no manual do programa, que veio com o kit multimídia, em que lugar e com que nomes foram salvos os arquivos anteriores à instalação.
Quando forem encontrados, procure imprimir ou anotar seus conteúdos e fazer uma atualização na versão desses arquivos que está no diretório principal (C:), acrescentando as informações que foram retiradas.
Tome cuidado para não retirar as novas. Caso contrário, seu trabalho estará perdido.
Essa operação não é muito trabalhosa, mas é um pouco complicada para quem não tem muita familiaridade com o DOS. Caso você não tenha intimidade com esses tipo de arquivo, sugiro que peça ajuda a quem entende de arquivos Config.sys e Autoexec.bat. Ou então consulte um técnico para reparar o problema.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644. E-mail:±informatica@uol.com.br

Texto Anterior: Internet pede micro e modem velozes
Próximo Texto: Internet concentra atenções na Comdex
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.