São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais debatem competição no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

"O Desafio da Competição: uma Análise do Presente, uma Visão do Futuro" é o tema do Congresso Brasileiro de Jornais-Rio 97, que será aberto hoje, às 16h, no hotel Glória, no Rio.
Dentro do enfoque do congresso, o primeiro palestrante será o especialista norte-americano em novas mídias Roger Fidler, que fará, a partir das 16h30, sobre "O que Acontecerá com os Jornais no Futuro?".
Fidler é professor e coordenador do Laboratório de Design de Informação da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa na Kent State University (EUA) e fundou o PressLink, primeiro serviço de computador online empregado na indústria de jornais.
Além dele, dará palestra hoje o presidente da WAN (Associação Mundial de Jornais), o brasileiro Jayme Sirotsky, a partir das 17h50. Às 18h30, haverá um debate.
O Congresso Brasileiro de Jornais acontece a cada dois anos e é voltado para os presidentes, diretores e editores dos jornais associados à ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Antes da abertura oficial do congresso, que será feita às 16h pelo presidente da ANJ, Paulo Cabral de Araújo, será apresentado o primeiro "Relatório Anual ANJ sobre Liberdade de Imprensa".
O documento integra o Programa de Defesa da Liberdade de Imprensa, criado este ano e que tem a contribuição financeira de jornais integrantes do Conselho de Administração da ANJ.
As informações contidas no relatório referem-se ao período de agosto de 1996 até agora. São dados sobre assassinatos, atentados, ameaças e censuras a jornalistas e veículos de comunicação.
O prosseguimento do congresso será amanhã.
Às 11h45, a diretora-geral do Datafolha (instituto de pesquisas da Folha, Eneida Nogueira, falará no painel "O Cliente é Rei, Como Tratá-lo Realmente?".
Ela apresentará o Datadia, pesquisa diária realizada na manhã dos dias úteis entre os assinantes da Folha sobre a última edição do jornal e cujos resultados são entregues à Redação às 12h.
Em maio, o Datadia ganhou o prêmio de melhor contribuição técnica no 4º Congresso Latino-Americano da Esomar, que congrega institutos de pesquisa.
Dentre as palestras, destaca-se a de Michael Phelps, da Phelps, Cutler & Associates, dos EUA, empresa de consultoria, às 16h35. Vai falar sobre "Como Aumentar o Faturamento dos Jornais".

Texto Anterior: Petistas confirmam ação de Lula a favor de Teixeira
Próximo Texto: Projeto prevê direito de resposta por liminar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.