São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL elege jesuíta Ávila

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O padre jesuíta Fernando Bastos de Ávila, 79, foi eleito ontem com 24 votos para a cadeira 15 da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele irá suceder o monge beneditino dom Marcos Barbosa na instituição.
O padre foi eleito em primeiro escrutínio. Cinco candidatos concorriam. Oliveiros Litrento recebeu sete votos. Adirson Vasconcelos e Paschoal Villaboim Filho receberam um voto cada. Leda Otaviano não recebeu nenhum voto. Quatro acadêmicos se abstiveram e 24 votaram por carta.
O jesuíta tem 15 livros publicados sobre temas como religião, sociologia e filosofia. Entre eles, "Clero no Parlamento Brasileiro" e "Igreja e Estado no Brasil - Perspectivas e Prospectivas".
Formado em filosofia e teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, e com doutorado em ciências políticas e sociais pela Universidade de Louvain, na Bélgica, Ávila é consultor da Comissão Pontifícia de Justiça e Paz, órgão do Vaticano.
Também é membro do centro João 23 de Investigação e Ação Social e do Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), órgão da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
Com a eleição do padre Fernando Bastos de Ávila, o quadro da ABL fica completo. A instituição tem 40 membros.

Texto Anterior: Maluf inicia campanha e elogia FHC
Próximo Texto: 'Tripé' orienta ação do governo, diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.