São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Teresa ganha mais artistas por m²

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Bairro com fama de abrigar o maior número de artistas por metro quadrado no Rio, Santa Teresa (região central) vai ser palco de um festival de inverno que apresentará desde missa com irmãs carmelitas até exposição do artista plástico Roberto Magalhães.
Ao longo de uma semana, a partir do próximo domingo, o Primeiro Festival de Inverno de Santa Teresa reunirá cerca de 250 artistas em ruas, praças, ateliês, bares, restaurantes, igrejas e casas culturais.
Shows, teatro, exposições de artes plásticas e fotografias, artesanato, curtas-metragens, capoeira e festivais de gastronomia prometem agitar esse bairro tradicional, que guarda características arquitetônicas do Rio antigo.
A missa cantada "Vozes dos Anjos", com a participação das irmãs carmelitas, que vivem enclausuradas, é o primeiro evento da semana cultural, às 8h do domingo, no convento de Santa Teresa (r. Joaquim Murtinho, 135).
Às 11h, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (r. Monte Alegre, 306), serão inauguradas a exposição de quadros "Roberto Magalhães: Obra em Papel" e a de fotografias "Nossos Primos, uma Homenagem a Claus Mayer".
Um dos mais destacados artistas plásticos brasileiros da atualidade, o surrealista Magalhães apresentará dez desenhos em técnicas variadas e dez xilogravuras em preto-e-branco, em que retrata cenas de batalhas, entre outras.
A partir das 11h30, haverá no local a apresentação de coreografia de Rubens Barbot ao som do tecladista de jazz Tomás Improta. Depois, serão tocados choros e clássicos pelo primeiro clarinetista da Orquestra do Teatro Municipal, Paulo Sérgio Santos, e a Camerata da Universidade Gama Filho.
A cada dia do festival, um bonde sem bancos, transformado em palco, ficará estacionado em um dos três largos de Santa Teresa, para apresentação de shows variados.
No próximo domingo, a partir das 17h, no largo dos Guimarães, haverá show das cantoras Elen Nascimento e Andrea Dias e de Walmir Andrade e o grupo de salsa Mambo que Sambo.
Organizado pelo movimento de moradores Viva Santa, o festival tem apoio da empresa Monteiro Aranha e da Secretaria Municipal de Cultura. Cada local de atividade contará com galhardetes azuis e brancos indicando a atração.
Mapas informativos serão distribuídos em ateliês e restaurantes do bairro e também no Centro Cultural Banco do Brasil (centro) e no Espaço Unibanco de Cinema, em Botafogo (zona sul).
Com exceção de oficinas de artes plásticas e do baile com a orquestra Tabajaras no clube Lagoinha, no dia 23, os eventos são gratuitos. "É um festival de Santa Teresa para a cidade", afirma Renata Bernardes, da coordenação do evento.

Evento: Primeiro Festival de Inverno de Santa Teresa
Onde: ruas, praças, bares, restaurantes, ateliês, museus e igrejas do bairro. Informações pelos telefones 021/242-5292 e 021/232-1146 ou pela home page http://www.fsb.com.br/vivasanta
Quando: de 17 a 24 de agosto
Quanto: grátis

Texto Anterior: Ciclo indiano traz amor de taxista por seu Chevrolet 1920
Próximo Texto: Cohen "volta às origens" e toca Brahms e Mozart
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.