São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cohen "volta às origens" e toca Brahms e Mozart

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Elogiado por críticos internacionais pelos seus CDs com peças de Schumann e Brahms e composições e transcrições de Liszt, o pianista carioca Arnaldo Cohen, 49, será a estrela amanhã do concerto "Os Pianistas", com a OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira).
Radicado em Londres e com uma carreira de sucesso no exterior, Cohen volta ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro com um solo da peça "Variações e Fuga sobre um Tema de Haendel", de Brahms, que faz parte de seu CD "Arnaldo Cohen".
Ao lançar este CD nos EUA, no primeiro semestre, Cohen recebeu rasgados elogios do influente crítico Harold Schonberg, que o comparou a dois dos maiores pianistas da atualidade, o russo Evgeny Kissin e o romeno Radu Lupu.
Na sequência, Cohen será acompanhado pela OSB, com regência do maestro Roberto Tibiriçá, na apresentação do "Concerto em Lá Maior nº 23, KV 488", de Mozart, e a "Rapsódia sobre um Tema de Paganini", de Rachmaninof.
"Tocar no Rio é voltar às origens. É muito mais que uma experiência profissional. É uma experiência emocional", afirma o pianista, que mora na Inglaterra desde 81. "O meu mercado de trabalho está lá fora."
Cohen não tem sido elogiado apenas pela crítica. Lançado este ano, o CD "Franz Liszt" chegou ao quinto lugar da parada britânica de música clássica.
O brasileiro deixou para trás recentes trabalhos de grandes nomes como David Helfgott, o pianista esquizofrênico que é tema do filme "Shine - Brilhante".
A turnê de Cohen pelo Brasil termina na semana que vem com dois concertos: dia 20, na Hebraica, em São Paulo, e dia 21, no Teatro Municipal de Santo André (SP).
Em São Paulo, o pianista promete apresentar peças do compositor húngaro Liszt (1811-1886). Já com vários concertos agendados no exterior, Cohen dará um recital em Nova York, em 5 de outubro.
Cohen decolou em sua carreira após largar o curso de engenharia, no segundo ano, e vencer, em 1972, o prestigiado concurso italiano de pianistas Busoni. Após 25 anos de uma carreira de sucesso, estará de volta ao concurso no final de agosto, desta vez como jurado.

Concerto: Arnaldo Cohen e a Orquestra Sinfônica Brasileira
Onde: Teatro Municipal do Rio de Janeiro (praça Floriano, s/nº, Cinelândia, centro, tel. 021/297-4411)
Quando: sábado, às 16h30
Quanto: de R$ 17 a R$ 35

Texto Anterior: Santa Teresa ganha mais artistas por m²
Próximo Texto: Stanley Jordan traz virtuosismo ao morro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.