São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY apura violência da polícia contra imigrante

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, exigiu punição aos policiais envolvidos na detenção de Abner Louima, imigrante do Haiti, que diz ter sido torturado numa delegacia do Brooklyn, no último fim-de-semana.
Quando foi detido, após uma briga generalizada fora de uma discoteca de Nova York, Louima, de acordo com testemunhas, não estava ferido. Três horas mais tarde, deu entrada em um hospital em estado grave.
"Ele apanhou muito da polícia e sofreu até abuso sexual", disse Brian Figueroux, seu advogado. Segundo ele, os policiais teriam enfiado mais de uma vez um cabo de madeira no ânus e na boca de seu cliente.
Além de apanhar, Louima, que é negro, teria sido xingado pelos policiais e ouvido frases racistas.
Justin Volpe, 25, e Thomas Bruder, 31, dois dos policiais acusados, foram suspensos e tiveram suas armas cassadas.
"Quero ver tudo esclarecido o mais rapidamente possível, pois me sinto envergonhado. Se as acusações forem comprovadas, eles serão expulsos da corporação", disse o prefeito. "Uma conduta assim é deplorável vinda de qualquer ser humano. De policiais, é mais grave ainda."
Louima foi absolvido da acusação de participar da briga na discoteca.

Texto Anterior: Cresce oposição conservadora
Próximo Texto: Sueca revela ter sido amante de Kennedy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.