São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China retrata o Dalai Lama

CCTV
de Pequim

DO "CCTV"

O canal internacional da emissora chinesa exibe no dia 24 um documentário sobre o Tibete e sobre o Dalai Lama. Na verdade, trata-se de uma ofensiva de propaganda da China contra o líder espiritual budista (exilado na Índia) e sua campanha pela autonomia do Tibete. Uma versão em inglês do mesmo programa será exibida no dia 31 de agosto.
O Dalai Lama fugiu do Tibete em 1959, após um frustrado levante contra a ocupação chinesa. A produção chinesa vai mostrar a vida do líder espiritual da região até a sua fuga. Segundo a agência oficial de notícias chinesa, a "Xinhua", o filme vai mostrar como o Dalai Lama cooperou com as autoridades comunistas entre 1954 e 1959, "para depois embarcar na idéia de dividir a pátria".
Um funcionário da CCTV disse que o filme tem entrevistas com parentes e antigos empregados do Dalai Lama -sendo que boa parte do material é inédita- e levou mais tempo para ser feito do que programas semelhantes. "Investimos mais gente, equipamento e dinheiro do que o usual", disse.

Texto Anterior: Kevorkian admite mortes
Próximo Texto: OKLAHOMA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.