São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OKLAHOMA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Condenado por atentado fala pela 1ª vez em público
Thimothy McVeigh, 29, o condenado pela explosão de Oklahoma City, ouviu ontem sua condenação à morte e fez sua primeira declaração pública desde que foi preso como suspeito pelo pior ato terrorista da história dos EUA.
Perguntado pelo juiz Richard Matsch se tinha algo a dizer, respondeu apenas: "Se a corte me permite, desejo que as palavras do juiz Brandeis falem por mim. Ele escreveu: 'Nosso governo é o professor poderoso e onipresente; para o bem ou para o mal, ele ensina todo o povo com o seu exemplo'".
Brandeis (1856-1941), um dos juízes mais liberais da Suprema Corte na primeira metade do século, escreveu a frase ao divergir da maioria no caso "Olmestead versus EUA", em que contrabandistas foram condenados com evidência obtida pela polícia por meio de gravações clandestinas.
McVeigh era ligado a grupos antigoverno antes do atentado de 1995 em Oklahoma City, em que morreram 168 pessoas. O advogado de McVeigh, Stephen Jones, já está recorrendo da sentença.
Jones foi criticado por seu cliente em entrevista publicada pelo "The Buffalo News". McVeigh, sem dar maiores detalhes, disse querer que seu advogado seja substituído porque o enganou.

Com agências internacionais

Texto Anterior: China retrata o Dalai Lama
Próximo Texto: Pegadas humanas teriam 117 mil anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.