São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pegadas humanas teriam 117 mil anos

Marcas parecem ser do homem moderno

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores sul-africanos anunciaram ontem a descoberta de pegadas de 117 mil anos com anatomia semelhante à do homem moderno, que seriam as mais antigas já encontradas desse tipo.
A trilha de rastros fossilizados foi encontrada perto da lagoa de Langebaan, cerca de 100 km ao norte da Cidade do Cabo, em uma rocha originada de uma duna de areia, segundo Lee Berger e David Roberts, da Universidade de Wiwatersrand, de Johannesburgo, na África do Sul.
As marcas teriam sido feitas por uma mulher, que os pesquisadores batizaram de Eva. O mesmo nome é usado por paleoantropólogos em alusão a uma hipotética fêmea que teria vivido na África entre 100 mil e 300 mil anos atrás.
Pegadas de alguns milhões de anos já foram encontradas em Laetoli, na Tanzânia. Mas elas foram feitas muito antes do surgimento dos ancestrais mais próximos do homem moderno.

Texto Anterior: OKLAHOMA
Próximo Texto: Interrogatório marca volta de cosmonautas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.