São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privatização rendeu R$ 1,54 bi ao Estado

DA SUCURSAL DO RIO

O governo do Rio arrecadou até agora R$ 1,54 bilhão com a venda de quatro estatais -CEG, Riogás, Cerj e Banerj- em três leilões. Foi privatizado ainda um trecho da rodovia RJ-124.
Para as vendas, o Estado optou pelo sistema de leilões com entrega de envelopes fechados, vencendo a melhor oferta. Na maioria das privatizações federais, os leilões são feitos com os participantes apresentando lances de viva voz.
O governo do Rio diz que o leilão por envelope aumenta o ágio em relação ao valor mínimo aceito pela empresa, pelo fato de cada participante desconhecer até onde os concorrentes podem chegar.
Isso funcionou nos casos da Cerj e da CEG/Riogás, quando foram obtidos, respectivamente, ágios de 30,2% e de 74,8%. No caso do Banerj, o ágio foi de apenas 0,36%.
A próxima privatização programada é a da Conerj (Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro), prevista para setembro.
Segundo o governo, será a última venda de patrimônio de estatal. Os próximos contratos vão envolver concessão de serviço público.
Na lista de concessões estão o Metrô, a Flumitrens (Companhia Fluminense de Trens Urbanos), a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) e o Maracanã.

Texto Anterior: Rio paga mais para vender suas estatais
Próximo Texto: Rodovia tem pedágio mais caro do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.