São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

20% têm bronquite e enfisema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cerca de 20% dos 60 milhões de fumantes no Brasil sofrem de bronquite crônica (inflamação dos brônquios) e enfisema.
A maior parte dos casos acaba aparecendo depois dos 60 anos, após décadas de consumo de cigarro. Em 1997, algumas personalidades que lutavam contra uma associação de doenças pulmonares provocadas pelo cigarro (enfisema e câncer) morreram.
O ator norte-americanno Robert Mitchum, 79, e o economista e ex-ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen, 61, foram dois exemplos.
Câmera
A cirurgia para redução do pulmão também pode ser feita pela técnica de videolaparoscopia.
A vantagem dessa técnica é que ela é menos "invasiva" do que a cirurgia tradicional.
O tórax não precisa passar por uma incisão (abertura).
O cirurgião faz três pequenos orifícios. Pelos dois menores, ele introduz os instrumentos (bisturis, pinças e máquina para "costurar" o pulmão).
Pelo maior, ele coloca uma pequena câmera.
Todo o procedimento é filmado e transmitido imediatamente para um monitor de vídeo. Assim, o cirurgião pode acompanhar os passos da cirurgia.
Bilacchi diz que ainda prefere a técnica tradicional porque ela permite um melhor acesso e controle das variáveis que possam acontecer durante a cirurgia.
(JB)

Texto Anterior: Operação é a única alternativa
Próximo Texto: Residência já forma um médico de família; Palestra irá abordar evolução da medicina; Hospital-escola trata melhor doentes graves; Congresso abordará arritmias do coração; Alta precoce aumenta risco para os bebês; Droga reduz colesterol e risco de derrames; Criada tesoura elétrica para uso em cirurgias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.