São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minoria integra movimento estudantil

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A despolitização dos universitários está traduzida em números na pesquisa feita pela Andifes.
Estão no movimento estudantil apenas 11,2% dos alunos. A maior parte (41,8%) diz que não participa de nenhuma atividade extraclasse. Entre os que participam, a atividade mais citada foi a religiosa, com 24,6%, seguida das artísticas e culturais, com 19,9%.
A televisão ocupa a maior parte dos momentos de lazer dos alunos (82,9% dizem que assistir à TV é a atividade mais comum nas folgas). Em segundo lugar, sair para dançar ou ir a barzinho. O terceiro lugar ficou com o cinema (40,4%).
A preferência pela TV se manifesta também nas fontes de informação. Para saber sobre as notícias do dia, 55,1% elegem os telejornais como principal veículo. Em segundo lugar vêm os jornais impressos (26,1%), e em terceiro, as revistas (12,7%).
Os tipos de informação que mais despertam interesse entre os universitários são cultura e lazer (54%), noticiário local (42%) e político (40%).
"Os dados da parte cultural mostram uma população desinteressada, mas é preciso relativizar", diz Maria Francisca Pinheiro Coelho, professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.
"Uma coisa é a participação, e outra é o interesse. Ao mesmo tempo em que há uma diversificação quando se trata de participar, vemos que as questões políticas são bem citadas quando observamos o interesse", afirma.
Apenas 11% dos estudantes frequentam as bibliotecas universitárias para lazer ou cultura -a maioria o faz como subsídio ao curso (69%). Os 20% restantes dizem que raramente utilizam as bibliotecas.
A maioria dos universitários mora com os pais ou outros parentes (64,5%). São casados 12% deles, e 3,2% vivem com um companheiro; 12% do total têm filhos.

Texto Anterior: Estudante é favorável a taxa para quem pode
Próximo Texto: Estudantes do DF querem qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.