São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

40% aprovam Vicentinho

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os 359 delegados da CUT pesquisados pelo Datafolha durante o 6º congresso da central, 40% aprovam a gestão de Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (1994-1997).
Nem o racha criado pelos bancários dentro da Articulação -corrente da CUT à qual pertence Vicentinho- foi suficiente para estimular um alto grau de respostas negativas.
O racha na central ocorreu porque os bancários ficaram descontentes com a decisão de Vicentinho de concorrer à reeleição -barrando a possibilidade de o bancário João Vaccari Neto chegar a presidência da central. Os bancários esperavam que Vicentinho optasse por disputar um mandato de deputado federal.
Eleição 98
Os entrevistados também foram sondados sobre suas preferências no que diz respeito à eleição presidencial do ano que vem.
Duas situações -com respostas estimuladas- foram apresentadas aos sindicalistas.
Na primeira delas, o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceria disparado, com 95% das intenções de voto.
Em segundo lugar ficaram o ex-presidente Itamar Franco e Leonel Brizola, do PDT, empatados com 1% das preferências.
Também apresentados como candidatos, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador (PMDB) e ex-presidente José Sarney não receberam nenhum voto.
Na segunda situação, Lula é substituído por outro candidato petista: Tarso Genro, que obtém 51% dos votos.
O segundo lugar é dos votos brancos ou nulos, com 21% das intenções. Brizola fica em terceiro, com 20% das respostas, seguido por Itamar Franco (4%), Sarney (2%), Fernando Henrique (1%) e Paulo Maluf (0%).
Quando a pergunta passa da intenção de voto para a crença dos sindicalistas em quem realmente será o próximo presidente, Lula ainda vence, mas com uma maioria mais apertada: só 52% dos votos.
O petista é seguido por FHC (com 20%) e por Tarso Genro (com 3%).
Na opinião de 82% dos delegados, Lula seria o melhor candidato para representar a esquerda na eleição de 98, seguido por Tarso Genro (11%).

Texto Anterior: CUT quer mais greves contra o governo
Próximo Texto: Invasões têm o apoio de 88%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.