São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País pode ter liga teen de futsal

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo plano de Simon Clifford, ao voltar para a Inglaterra, é fundar uma liga de futsal, que será voltada para crianças.
O esporte, muito popular no Brasil, praticamente inexiste na Inglaterra. Não há quadras, e poucas pessoas possuem bolas.
Para Clifford, o futsal é melhor do que o futebol de campo para a criança desenvolver habilidades.
Ele usa Juninho como exemplo. "Ele me disse que até os 14 anos só jogava futsal. Nesse esporte, você aprende a agir rápido, por instinto e a jogar num espaço pequeno."
Ele confia que seu sucesso pessoal ajude no futuro da liga. Clifford tornou-se conhecido no país ao colocar os times da escola que dirige, a Corpus christi Primary School, entre os melhores do país.
Antes de sua chegada, ela nunca havia ganhado um título, em 30 anos. Com ele, foi campeã da região de Leeds, nas três categorias, sub-9, sub-10 e sub-11, feito inédito. A escola ficou 15 meses invicta, num total de 89 jogos. O time sub-11 foi ainda campeão inglês.
O sucesso fez de Clifford um personagem da mídia inglesa.
Sua escola e ele próprio recebeu patrocínio da Nike, em material esportivo.
A rede de TV BBC enviou na semana passada uma equipe para fazer um documentário sobre a estada de Clifford ao Brasil, que deve ir ao ar em setembro.
O técnico, que também é professor de educação física da Universidade de Leeds, planeja trazer mais treinadores para o Brasil em 98.
Ele está negociando com a Universidade de São Paulo alojamento para 40 treinadores. Nesse grupo, espera incluir alguns das equipes profissionais, mesmo que sejam os assistentes dos técnicos.
Quer também trazer garotos ingleses para treinar no Brasil e levar brasileiros para as escolas de lá.
A única vontade que não tem é de ser técnico num clube profissional. "Se dirigir uma equipe de juniores, terei que seguir o esquema do profissional, o que não me interessa. E ninguém vai me chamar de cara para ser o técnico da equipe de cima."
(MD)

Texto Anterior: Inglês vem estudar 'jeitinho brasileiro'
Próximo Texto: Técnico quer fim do 'chutão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.