São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrência deve aumentar

DA REPORTAGEM LOCAL

A concorrência entre os agentes financiadores de crédito imobiliário deve aumentar quando entrar em vigor o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Segundo o diretor de crédito imobiliário e poupança do Banco de Boston, Fábio Nogueira, as mudanças no perfil de produtos, com o objetivo de atrair consumidores, deverão ser bem mais agressivas e frequentes.
"O financiamento imobiliário chegou a ser quase um favor do banco. Agora, o cliente é o ponto central", afirma.
O SFI vai ter atuação principalmente na faixa de renda acima de 12 salários mínimos.
O principal ponto do novo sistema é a alienação fiduciária. Esse instrumento facilita a execução da dívida em caso de inadimplência -o mutuário só se torna efetivamente dono do imóvel após o pagamento total das prestações.
O SFI deverá propiciar maior liberdade de operação, sem as amarras do atual Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
As partes envolvidas poderão fazer contratos de acordo com as características individuais e também com base no mercado.
Os recursos do sistema sairão principalmente do mercado secundário de hipotecas, que permitirá que os agentes financeiros vendam os créditos a receber dos mutuários (que normalmente levam de 10 a 20 anos para retornar), possibilitando a abertura de novos financiamentos.
Além da alienação fiduciária, outra garantia para os investidores será a participação na propriedade dos recebíveis, que serão administrados por um agente fiduciário.
Segundo a Abecip, a hipoteca e a alienação fiduciária serão as principais garantias do novo sistema. Haverá, ainda, seguro de morte e de invalidez permanente do financiado e seguro de crédito (cuja apólice deverá ser desenvolvida especialmente para o SFI).

Texto Anterior: Desconto só beneficia contratos posteriores a 90
Próximo Texto: Acordo agiliza documentação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.