São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças preparam mercado para SFI

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulatinamente, o mercado imobiliário busca adaptações e dá os primeiros passos para a implementação do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), cujo decreto do Poder Executivo está sendo apreciado pelo Congresso Nacional. O SFI ditará as novas regras do financiamento imobiliário.
Entre as medidas anunciadas nas últimas semanas, estão a criação da Companhia Brasileira de Securitização (Cibrasec), que vai ser a base do SFI. Criada em julho, a nova companhia conta hoje com a participação de 34 empresas.
A Cibrasec vai emitir títulos com base nos créditos a receber de bancos e construtoras. Com isso, vai permitir maior aporte de capitais para a construção. Ela será o elo de ligação entre investidores e companhias hipotecárias.
A Cibrasec é o primeiro passo efetivo para a modificação do mercado imobiliário.
Na linha de financiamento direto ao consumidor, a CEF começa a operar amanhã um desconto para os mutuários que desejarem quitar o saldo devedor (leia texto na pág. 6-9) da carteira hipotecária -pequena, mas problemática.
Pelo lado dos bancos privados, a briga pelo consumidor apresentou novidades. O Banco de Boston se compromete a pagar uma "multa" de R$ 500 ao consumidor, caso a liberação do crédito imobiliário ultrapasse 29 dias.
Segundo Fábio Nogueira, 36, diretor de crédito imobiliário e poupança do banco, a idéia é "provocar" o mercado a agir com prazo.
Além disso, o Banco de Boston começou a fazer refinanciamentos para mutuários de outros bancos e construtoras, cujos imóveis estejam prontos.
O refinanciamento será pela carteira hipotecária, com prazo de até dez anos para quitação e juro de 12% ao ano (mais TR).
Quem tem, por exemplo, mais quatro anos de um financiamento, a juros de 14% ao ano, pode refinanciar o saldo devedor em até dez anos, com juros de 12%.

LEIA MAIS sobre as novidades no setor na pág. 7-3

Texto Anterior: Juro alto leva à inadimplência
Próximo Texto: Saiba como escolher piso de madeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.