São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
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DEBORD 88

Leia trechos de "Comentários sobre a Sociedade do Espetáculo", escrito em 1988 e que integra a edição brasileira de "A Sociedade do Espetáculo":

"O lugar predominante que a Rússia e a Alemanha tiveram na formação do espetáculo concentrado, e os Estados Unidos na formação do espetacular difuso, parece ter pertencido à França e à Itália no momento da instalação do espetacular integrado, através de uma série de fatores históricos comuns: papel importante de partido e sindicato stalinistas na vida política e intelectual, fraca tradição democrática, longa monopolização do poder por um único partido governamental, necessidade de acabar com a contestação revolucionária surgida de repente."
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"A sociedade modernizada até o estágio do espetacular integrado se caracteriza pela combinação de cinco aspectos principais: a incessante renovação tecnológica, a fusão econômico-estatal, o segredo generalizado, a mentira sem contestação e o presente perpétuo."
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"A construção de um presente em que a própria moda, do vestuário aos cantores, se imobilizou, que quer esquecer o passado e dá a impressão de já não acreditar no futuro, foi conseguida pela circulação incessante da informação, que a cada instante retorna a uma lista bem sucinta das mesmas tolices (...). Tais tolices dizem respeito sobretudo à condenação que este mundo parece ter pronunciado contra sua existência, às etapas de sua autodestruição programada."
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Um homem de finanças põe-se a cantar, um advogado torna-se investigador de polícia, um confeiteiro apresenta suas preferências literária, um artista de cinema vira presidente, um cozinheiro filosofa sobre as fases do cozimento como etapas da história universal. Qualquer um pode aparecer no espetáculo para exibir-se publicamente, ou às vezes por ter-se envolvido secretamente em uma atividade bem diferente da especialidade pela qual era até então conhecido."

Tradução de Estela dos Santos Abreu.

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