São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem são os curdos

Povo não-árabe, com língua semelhante ao persa, vive entre Turquia, Irã, Iraque e os países do sudoeste da antiga URSS (Armênia e Azerbaijão). Reivindicam um estado seu e frequentemente sofrem perseguições dos governos locais, mas também enfrentam fortes divisões internas -que degringolou em uma guerra civil no Iraque a partir de 1995

. A divisão histórica
Com algumas exceções históricas, os curdos sempre fizeram parte de outros impérios -principalmente o Otomano.
Com a derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial (1914-18), os curdos tentaram criar um Estado seu, mas os franceses e britânicos dividiram seu território entre a moderna Turquia, Síria, Irã e Iraque

Quantos são
País/Número de pessoas (em milhões)
. Irã - 6,6
Porcentagem da população - 12,4%

. Iraque - 4,4
Porcentagem da população - 23,5%

. Turquia - 13,7
Porcentagem da população - 24,1%

. Síria - 1,3
Porcentagem da população -

. Ex-URSS - 0,3
Porcentagem da população -

Total - 26,3

Fonte: Kurdish Heritage Foundation of America

Principais grupos
. PKK - Partido dos Trabalhadores do Curdistão - atua principalmente no leste da Turquia, mas mantém bases no Iraque. É alvo de frequentes ataques das Forças Armadas turcas, que costumam contar com grupos de curdos "cooptados"

. UPC - União Patriótica do Curdistão - O grupo liderado por Jalal Talabani comandava áreas no norte do Iraque, aparentemente com apoio do Irã, até sofrer uma ofensiva do rival PDC no do ano passado.

. PDC - Partido Democrático do Curdistão - Aliado de Saddam Hussein, seu líder, Massoud Barzani, enfrenta a contra-ofensiva da UPC e, no final do ano passado, perdeu importantes territórios.

Texto Anterior: CURDOS
Próximo Texto: Como se vestem os milionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.