São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belos e funcionais

MARCELO LIMA

Objetos utilitários recuperam a beleza e invadem a casa.
Objetos de uso cotidiano e utilitários em geral não são mais valorizados apenas por sua função e desempenho.
Revisitados pelos designers, eles surgem agora mais belos e atrativos e passam a disputar com os móveis a atenção dos consumidores e dos fabricantes.
Em sua terceira edição, o evento Casa Objeto, que aconteceu no início deste mês em São Paulo, apresentou as propostas de designers do Brasil e do exterior para objetos de uso doméstico, móveis e acessórios para decoração.
Com colorido intenso e formas inusitadas, os novos produtos incorporam as linhas arredondadas dos anos 50, mas apontam para uma linguagem atual, expressa no emprego de materiais sintéticos e novas tecnologias.
Como materiais básicos, plásticos, resinas e emborrachados. O lúdico, o irônico e o inesperado passam a integrar as formas, mas sem comprometer o desempenho funcional.
Para o designer Fernando Campana, a procura por utilitários com design tende a crescer no Brasil, a exemplo do que aconteceu nos países europeus na década de 80. "Apesar de os objetos serem mais elaborados, os novos materiais, tais como o plástico, abrem novas possibilidades de trabalho e tornam o custo das peças mais acessível", diz.

ONDE ENCONTRAR:
Banho & Basta: rua Fradique Coutinho 1146, casa 2, Vila Madalena, zona sudoeste, tel. 211-9690. Benedixt: pça. Benedito Calixto, 100, Pinheiros, zona sudoeste, tel. 852-6551. By Design: al. Gabriel Monteiro da Silva, 958, Jardins, zona sudoeste, tel. 3064-9600. Zona D: al. Gabriel Monteiro da Silva 147, Jardins, zona sudoeste, tel. 282-1769.

Texto Anterior: De tirar o couro
Próximo Texto: Papaia indiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.