São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
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Como montar uma floricultura?

Ana Célia Cassaniga (Capivari, SP)
Para ser um bom negócio, uma floricultura exige uma boa pesquisa de mercado e um bom ponto comercial -que pode ser próximo a bancos, escolas e regiões de comércio. O local deve ser de fácil acesso e ter estacionamento.
Atualmente, uma floricultura vende mais que flores e folhagens. Uma empresa nova deve oferecer ainda sementes, terra, ferramentas para jardinagem, adubos etc.
Isso, além de aumentar o faturamento, atrai clientes ligados a esse lazer. Outra opção é vender cartões e pequenos presentes.
Para se sobressair, o empreendedor deve fazer cursos de paisagismo, jardinagem e arranjos, além de consultar livros sobre natureza.
Flores e plantas são produtos de pouca durabilidade, perecíveis e frágeis, o que exige muito cuidado no manuseio.
Por isso os funcionários devem ser bem treinados para evitar o desperdício. As flores devem ser sempre repostas, e o local deve estar sempre limpo, já que o cliente é seletivo e gosta de arranjos exóticos e inovadores.
Um bom atendimento, com paciência, conhecimento e eficiência no serviço de entrega, demonstra que a floricultura é um lugar agradável e receptivo.
Os principais fornecedores podem ser encontrados nos Ceasa (centros estaduais de abastecimento). Outra saída é comprar de pequenos produtores. As compras devem ser feitas no final da madrugada ou no início da manhã.
Para montar uma floricultura, é preciso ter um balcão, dez pedestais para arranjos, uma caixa registradora, um telefone, um computador com impressora, uma bancada de trabalho, duas tesouras-turquesa, duas facas, dois pares de luvas e um carro utilitário.
É recomendável ter quatro empregados: um florista, um balconista, um motorista e um auxiliar.
Uma floricultura pode ser caracterizada não só como empresa mercantil, mas também como prestadora de serviços, desde que faça projetos de decoração.
Para abrir uma empresa mercantil com prestação de serviços ou só mercantil, o empreendedor deve providenciar registro nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura, INSS e sindicato patronal. É preciso pesquisar na prefeitura as exigências quanto à instalação e à localização do negócio, além de solicitar o alvará de funcionamento.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

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