São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Lista de chamada internacional

MARCELO MANSFIELD
ESPECIAL PARA A FOLHA

Você já reparou quantos personagens passaram na tela de seu televisor, dublados, em preto-e-branco, e você nem sabe que fim levaram os atores que os interpretaram?
Sim, por que se nem os atores nacionais são lembrados, o que dizer dos estrangeiros? Mas muitos são inesquecíveis e, embora tenhamos perdido contato, ainda podemos vê-los nas reprises de seus velhos seriados.
Sally Field, por exemplo, continua mais ativa do que nunca. Só não é mais ativa que seu carpinteiro, que passa a vida construindo prateleiras para os prêmios que a patroa acumula.
Mas não só de irmã Bertrille vivia a "Noviça Voadora". Quem fim levou a madre superiora? Para quem não se lembra, ela era vivida por Madeleine Sherwood, que havia aparecido com destaque em filmes como "O Doce Pássaro da Juventude" e "Gata em Teto de Zinco Quente". Foi ela também a responsável pela entrada de Sally Field no Actors Studio.
Portanto, se hoje ela é uma grande estrela, cheia de Oscars, muito deve a sua madrinha, sua madre superiora. E a irmã Jackeline também. Afinal, ela não era uma simples coadjuvante, ela era a escada que fazia a irmã Bertrille subir aos céus. A propósito, alguém sabe que fim levou Marge Redmond? Será que virou freira de verdade? E Alejandro Rey, o benfeitor do convento de San Tanco? De vez em quando damos de cara com ele em algum filme B.
Quem conhece Marion Lorne? Ela fazia o papel da mãe de Robert Walker no clássico "Pacto Sinistro", de Hitchcock. Nós, no entanto, lembramos dela como a atrapalhada tia Clara de "A Feiticeira".
Aliás, os problemas de Samantha começavam quando a fofoqueira senhora Kravitz aparecia com sua xícara de pedir açúcar e se deparava com alguma bruxaria.
Tão famosa era e é a sra. Kravitz que virou até nome de casa noturna em São Paulo.
O que ninguém lembra é que a atriz, Alice Pearce, já havia roubado a cena de grandes estrelas como Fred Astaire (em "Ver, Gostar e Amar") e Gene Kelly (em "Um Dia em Nova York") antes de se mudar para a casa em frente à dos Stevens, junto com seu marido Abner (George Tobias, outra figurinha fácil nos velhos filmes da Metro).
Para terminar, pergunto: que fim levou Dick York, o primeiro James Stevens? Alguém se lembra dele em "My Sister Eillen" com Janet Leigh? Alguém sabe por onde ele anda? E por que será que ele não continuou no seriado? Respostas, meus amigos, preciso de respostas...

Texto Anterior: Programa mostra história do Mundo Mix
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.