São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Motor é bom na arrancada, mas peca em retomadas
HENRIQUE SKUJIS
Na Blazer, cinco adultos viajam sem aperto. Além disso, o porta-malas é imenso (456 litros). A Blazer conta com consoles que facilitam a vida do motorista, com porta-trecos entre os bancos e no teto, que traz uma bússola. Há dois detalhes que merecem críticas: o volante poderia ser mais grosso para melhorar a empunhadura e os botões para regulagem elétrica do banco do motorista, além de não estarem bem posicionados, não são bem desenhados. Boa condução A altura e a robustez da Blazer oferecem uma sensação de segurança ao motorista. O motor forte, o câmbio preciso, a suspensão suave e a boa posição de dirigir proporcionam uma agradável condução. A suspensão da Blazer enfrenta sem preocupação os buracos do asfalto. O senão aparece em curvas: por ser muito suave, torna a Blazer instável. O problema se repete em frenagens bruscas: apesar dos freios a disco nas rodas dianteiras e do sistema antitravamento ABS nas traseiras, a Blazer perde a trajetória. Além disso, os números alcançados no teste de frenagem feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia só foram positivos em velocidades baixas, de até 60 km/h. O nacional mais potente A potência de 180 cavalos oferecida pelo motor 4.2 V6 é a maior entre os veículos nacionais. Na cidade, em baixas rotações, o motorista está muito bem servido. A primeira marcha é forte e até requer um certo cuidado: se o motorista pisar fundo, a Blazer responde no ato e pula como um touro. Esse efeito é provocado pela potência disponível em baixos giros do motor. Para ir da imobilidade aos 60 km/h, a Blazer precisou de 4,44 segundos. A Grand Cherokee 5.2 V8, de 212 cv, usou 4,45 segundos. Os resultados de arrancada pioram conforme aumentam as velocidades. Mas não decepcionam. De 0 a 100 km/h, a Blazer vai em 10,71 segundos. A Grand Cherokee, em 9,99 segundos. Em estradas, a performance do motor cai. As retomadas de velocidade, principalmente acima dos 60 km/h, não são tão rápidas. A Blazer precisa de 15,12 segundos para ir dos 80 km/h aos 120 km/h. A Grand Cherokee precisa apenas de 7,75 segundos. (HS) Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: CARTAS Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |