São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997
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Motor é bom na arrancada, mas peca em retomadas

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Veículos desse segmento primam pelo amplo espaço interno sem abusar das dimensões externas. A Blazer não foge à regra. Seu comprimento (4,60 metros) é inferior ao da extinta Suprema, perua derivada do Omega (4,76 metros).
Na Blazer, cinco adultos viajam sem aperto. Além disso, o porta-malas é imenso (456 litros).
A Blazer conta com consoles que facilitam a vida do motorista, com porta-trecos entre os bancos e no teto, que traz uma bússola.
Há dois detalhes que merecem críticas: o volante poderia ser mais grosso para melhorar a empunhadura e os botões para regulagem elétrica do banco do motorista, além de não estarem bem posicionados, não são bem desenhados.
Boa condução
A altura e a robustez da Blazer oferecem uma sensação de segurança ao motorista.
O motor forte, o câmbio preciso, a suspensão suave e a boa posição de dirigir proporcionam uma agradável condução.
A suspensão da Blazer enfrenta sem preocupação os buracos do asfalto. O senão aparece em curvas: por ser muito suave, torna a Blazer instável.
O problema se repete em frenagens bruscas: apesar dos freios a disco nas rodas dianteiras e do sistema antitravamento ABS nas traseiras, a Blazer perde a trajetória.
Além disso, os números alcançados no teste de frenagem feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia só foram positivos em velocidades baixas, de até 60 km/h.
O nacional mais potente
A potência de 180 cavalos oferecida pelo motor 4.2 V6 é a maior entre os veículos nacionais.
Na cidade, em baixas rotações, o motorista está muito bem servido. A primeira marcha é forte e até requer um certo cuidado: se o motorista pisar fundo, a Blazer responde no ato e pula como um touro.
Esse efeito é provocado pela potência disponível em baixos giros do motor.
Para ir da imobilidade aos 60 km/h, a Blazer precisou de 4,44 segundos. A Grand Cherokee 5.2 V8, de 212 cv, usou 4,45 segundos.
Os resultados de arrancada pioram conforme aumentam as velocidades. Mas não decepcionam. De 0 a 100 km/h, a Blazer vai em 10,71 segundos. A Grand Cherokee, em 9,99 segundos.
Em estradas, a performance do motor cai. As retomadas de velocidade, principalmente acima dos 60 km/h, não são tão rápidas. A Blazer precisa de 15,12 segundos para ir dos 80 km/h aos 120 km/h. A Grand Cherokee precisa apenas de 7,75 segundos.
(HS)

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