São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"Com a globalização, há um enorme perigo de desvalorizar os Estados, os governos, e a escola pública. A concentração de renda cada vez maior faz com que quem tenha dinheiro tenha acesso a boa educação -o que concentra as oportunidades."
Oded Grajew, diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança

"Precisamos introduzir a agilidade da globalização no redirecionamento de investimentos para a educação, na qualidade total na educação, na indignação em relação aos nossos números em educação e no desenvolvimento com rosto humano."
Udo Bock, coordenador do Unicef nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

"Não acreditem que os fenômenos da globalização tenham em si tantos efeitos negativos. Os efeitos negativos com relação à educação são derivados muito mais da orientação política, ética e ideológica dos governantes ou da classe dirigente."
Esther Grossi, deputada federal (PT-RS)

"A educação para a competitividade contida no modelo econômico que está por trás da globalização é uma coisa pequena. Temos que pensar mais amplamente. A educação para a cidadania é absolutamente crítica."
Guilherme Peirão Leal, vice-presidente executivo da Natura Cosméticos S/A

"A globalização tem um efeito extremamente positivo para a educação e maléfico para a democracia, devido ao seu componente excludente. Apenas com uma educação de excelente qualidade a criança será capaz de se tornar um cidadão ativo."
Maria Helena Guimarães Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação

Texto Anterior: Globalização muda o ensino das crianças
Próximo Texto: Projeto Flexner brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.